Novo edital de licitação da Rodovia de Integração Sul será publicado em dezembro

Cintia Agostini/Univates

Ficou para dezembro a publicação do edital de licitação para a concessão da Rodovia da Integração Sul, de 473,4 km, da BR-101/290/386/448/SC/RS,  segundo o modelo proposto pelo Ministério dos Transportes nesta quinta-feira em Brasília, durante reunião do grupo de trabalho  formado para acompanhar o processo. Antes disso, deverão ser aprovados o plano de outorga e os EVTEs pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O leilão foi marcado para março de 2018 e a assinatura do contrato da concessionária vencedora do certame para junho, com assunção do trecho pela SPE em julho, coincidindo com o fim da prorrogação do contrato de concessão dos trechos das rodovias BR-290/RS e BR-116/RS, atualmente sob a responsabilidade da Concepa.

“O resultado da reunião nos deixou otimistas em relação à concessão. Pelo novo modelo a tarifa teto foi fixada em  R$ 7,48 e a tarifa  por km recuou de R$ 0,13 para R$ 0,11, o que é significativo”, relatou Cintia Agostini, presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat). “Além disso, foram incluídos mais 9,2 km, na BR-448, e 5,5 km, na BR-386, e excluído o trecho Carazinho-Sarandi, da BR-386, que encareceria  proposta.”

“Acredito que a redução da tarifa por km, de R$ 0,13 para R$ 0,11 foi uma decisão bastante razoável para fechar o edital”, afirmou o engenheiro Vicente de Britto Pereira, representando a Secretaria dos Transportes-RS. “Agora vamos para a licitação.”

Pelo modelo proposto, além da flexibilização do cronograma de obras, a concessionária deverá introduzir uma série de melhorias, como trevos de acesso, vias marginais, além de inovações tecnológicas como o Free Flow, um sistema de pagamento por km rodado que reduz em até 70% o valor do pedágio, também conhecido como ponto a ponto. No Brasil, o primeiro projeto foi implantado em 2012, em Itatiba (SP).

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