Ceitec desenvolve chip para uso em passaporte

O Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec)  desenvolve o CTC21001 (e-passport), um circuito integrado de alta frequência direcionado ao mercado de identificação pessoal e segurança da informação. Trata-se de um chip para uso em passaportes, conforme definições da International Civil Aviation Organization. Por meio de um convênio de cooperação técnica firmado com a Casa da Moeda do Brasil (CMB), em setembro de 2012, o Ceitec  passou a desenvolver o novo chip que será usado no passaporte brasileiro. A perspectiva é que o produto esteja disponível a partir de 2016. A produção estimada é de 2,2 milhões de unidades por ano, informou a MODAL o presidente da empresa, Marcelo Lubaszewski.
O projeto do chip do passaporte brasileiro (CTC21001), os seus principais aspectos técnicos e o trabalho que está sendo desenvolvido para garantir a segurança do produto fará parte do painel de abertura do 10° Seminário de Telecomunicações, em 8 de outubro, na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).
O Ceitec é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que atua no segmento de semicondutores desenvolvendo soluções para identificação automática (RFID e smart cards) e para aplicações específicas (ASICs).   A empresa projeta, fabrica e comercializa circuitos integrados para aplicações como identificação de animais, medicamentos, pessoas e veículos, além de autenticação, gestão de inventário, controle de ativos, entre outras.
O Ceitec também desenvolve produtos para aplicações específicas de clientes, como é o caso do CTC12100, chip para medição e registro de temperaturas direcionado à cadeia do frio. Esse produto está sendo desenvolvido em parceria com a empresa Novus, de Porto Alegre. A empresa encerrou o exercício de 2014 com um faturamento bruto de R$ 3 milhões. A previsão de receita para 2015 é de R$ 6 milhões.
Foto: Nabor Goulart, divulgação Ceitec S.A.

 

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS