CIBiogás e Itaipu apresentam CH4PA veículo utilitário movido a biometano, no 30º Salão Rural Coopavel

0
100
CH4PA/Divulgação

A Itaipu Binacional e o Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás), apresentaram no 30º Salão Rural Coopavel, na cidade de Cascavel, no estado do Paraná, um protótipo de um veículo movido a biometano,  biogás refinado da decomposição anaeróbia de resíduos de animais ou outros resíduos orgânicos, batizado CH4PA.

O veículo, cujo nome se refere à fórmula química do metano (CH4), foi desenvolvido em colaboração pela CIBiogás com a empresa austríaca Spirit Design, com recursos da Agência de Desenvolvimento Austríaca (ADA) e o apoio de Itaipu Binacional e do Parque Itaipu tecnológica (PTI), o centro de educação e pesquisa em educação, ciência e tecnologia que se desenvolveu ao lado da barragem de Itaipu, na fronteira entre Brasil e Paraguai.

Segundo o comunicado divulgado, o modelo que surgiu “após as investigações indicarem a necessidade de um veículo com a capacidade de transporte dos tratores, misturado com a mobilidade dos caminhões” e cujo “propósito é facilitar o transporte de cargas e reduzir custos, principalmente para agricultores familiares “.

Embora na fase de pesquisa, espera-se que, até o final de 2019, será iniciado a produção do CH4PA com capacidade para carregar até uma tonelada, com uma faixa de 200 quilômetros e uma velocidade máxima de 60 km / h.

No Parque Tecnológico de Itaipu, já está em operação um ônibus movido por biogás que até 2020 representará 50% do total de sua frota.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome aqui