Entrevista com Fernando Nunes, CEO da Gluck Consultoria de Recursos Humanos :“ No mercado de logística, fluência em idiomas é cada vez mais requisitada”

0
610
Fernando Nunes/Foto:Divulgação

Fernando Nunes, CEO da Gluck Consultoria de Recursos Humanos, com sede em Campinas (SP), especializada em recrutamento e seleção para vagas estratégicas nos segmentos de comércio exterior, logística internacional e supply chain, projeta um cenário otimista para 2019.  Nesta entrevista à Modal, ele destaca a crescente valorização do mercado das competências comportamentais com foco na entrega de resultados, iniciativa e empreendedorismo. Entre as exigências, a fluência em idiomas é cada vez mais constante. Leia a seguir:

Qual foi o desempenho do mercado de logística no primeiro semestre do ano em número de vagas e quais os cenários para 2019?

O primeiro semestre do ano de 2018 não foi muito bom. Identificamos que muitas empresas que perderam profissionais tiveram as vagas congeladas, sem autorização para reposição como tentativa de redução de custos. Empresas que geralmente contratam profissionais no início dos anos, não o fizeram à espera de um quadro melhor para a economia do país. As posições trabalhadas na grande maioria foram substituições em níveis de especialistas imprescindíveis para a operação. Cargos mais estratégicos não tiveram muitas demandas. No momento trabalhamos com uma queda de 40% em comparação a anos anteriores. Para 2019, vemos um cenário mais otimista, uma vez que os números de vagas começam a crescer. Muitos de nossos clientes estão aguardando os resultados das eleições para montar o planejamento para os próximos anos.

Quais as áreas mais demandadas? Indústria? Varejo?

No segmento de logística identificamos um aumento de demanda por profissionais prestadores de serviço, na medida em que nos últimos anos muitas empresas terceirizaram as operações logísticas para reduzir custos. O varejo apresenta uma demanda muito maior devido à diversidade logística.

Quais os requisitos mais exigidos?

Para atuar em logística os requisitos mais procurados pelas empresas são as competências comportamentais, com foco na entrega de resultados, iniciativa e empreendedorismo. Mas todas as competências não são suficientes se não haver comprometimento. Isso porque, considerando a redução nos quadros de funcionários, as pessoas precisam ser multifuncionais e fazer diferente. Hoje é necessário fazer mais e se atualizar com novos conceitos e conhecimentos, porque com o mundo globalizado o aprendizado precisa ser contínuo. Além disso, é preciso maior comprometimento para garantir a empregabilidade.

Quais as áreas de formação desses executivos?

Não existe um foco em área de formação para os executivos, mas uma boa extensão, como MBA voltado para gestão empresarial ou logística, ajuda muito. O mais importante é a atualização constante. Atualmente existem cursos rápidos que trazem um conhecimento interessante e direcionado.

Quais os certificados mais valorizados? As certificações mais valorizadas são de instituições sérias que direcionam o profissional a fazer suas atividades rápidas e com eficiência.

Quais as áreas mais desafiadoras no sentido de encontrar profissionais? Fluência em idiomas é uma exigência cada vez maior. A área comercial também está sendo um grande desafio. Os profissionais atuais são muito técnicos e conhecem muito dos produtos e processos, mas poucos têm a habilidade e relacionamento pessoal com os clientes e poder de convencimento para conseguir gerar novos negócios.

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome aqui