Estudo da DHL revela crise de escassez de talentos no mercado logístico

Setor de suprimentos da DHL/Brasil/ Foto:Divulgação

Pesquisa realizada pela DHL, a maior empresa de logística do mundo, revelou que os executivos do mercado logístico não estão acompanhando os requisitos profissionais em constante mudança à medida que a tecnologia reorganiza o setor. Mais de um terço das empresas não conseguiram adotar medidas para criar o seu celeiro de talentos futuro ou desenvolver sua própria força de trabalho A impressão comum negativa que se tem das carreiras ligadas à gestão da cadeia de suprimentos, como sendo de pouca empolgação, continua causando um impacto significativo na busca, atração e retenção de talentos.
A DHL pesquisou mais de 350 profissionais do setor da cadeia de suprimentos e operações em cinco regiões do mundo. Os resultados revelaram que há uma série de fatores que contribuem para a crise de escassez de talentos em um campo de rápida evolução.
O relatório A escassez de talentos na cadeia de suprimentos: da lacuna à crise  foi encomendado pela DHL e elaborado por Lisa Harrington, presidente da lharrington Group LLC.
O relatório destaca os principais desafios de talento do setor, e identifica oportunidades para as empresas competirem em um cenário global.
Fatores
Entre os fatores que provocam a escassez de talentos, a pesquisa  apontou:
1) Mudanças nos requisitos de competências: Atualmente, o funcionário ideal deve possuir conhecimentos táticos e operacionais e competências profissionais, tais como habilidades analíticas. 58% das empresas afirmam que esta combinação é muito difícil de encontrar. Além disso, o talento do futuro também deve se destacar em termos de liderança, pensamento estratégico, inovação e capacidades analíticas e tecnológicas de alto nível.
2) Envelhecimento da força de trabalho: Aproximadamente um terço da força de trabalho atual encontra-se com idade igual ou superior à idade de aposentadoria.
3) Falta de desenvolvimento: Um terço das empresas entrevistadas não adotaram nenhuma medida para criar ou alimentar seu celeiro futuro de talentos.
4) Percepção de que os trabalhos no setor de cadeia de suprimentos não proporcionam empolgação: A indústria ainda está lutando contra a impressão de que outros demais setores são mais prestigiados e oferecem mais oportunidades, o que alimenta a falta de interesse da força de trabalho global futura na indústria de cadeia de suprimentos.
A importância da estratégia logística
Lisa Harrington, presidente da lharrington Group LLC, afirmou que as empresas estão reconhecendo que a estratégia de logística/abastecimento tem grande impacto sobre seus resultados finais e sua capacidade de se manterem competitivas. Conforme revelou um estudo recente, as empresas que se destacaram no gerenciamento de talentos têm aumentado suas receitas 2,2 vezes mais rápido e seus lucros 1,5 vezes mais rápido em comparação com as ‘menos desenvolvidas no gerenciamento de talentos.  “Essa é uma vantagem poderosa. Infelizmente, recrutar os talentos certos – especialmente nos níveis críticos de gestão médio e sênior – está se mostrando algo muito difícil no ambiente de hoje. Novas tecnologias surgiram e algumas áreas fundamentais do setor de logística estão em mutação, e isso significa que hoje o setor exige dos funcionários um conjunto de habilidades diferente e bem superior do que quando a maior parte da força de trabalho atual iniciou suas carreiras”.
Para o vice-presidente de Recursos Humanos da DHL no Brasil, Eduardo Batista, “verificamos esse cenário revelado pela pesquisa também no Brasil, no qual a atividade logística é muito ligada a aspectos operacionais em detrimentos de uma visão mais estratégica. No entanto, a demanda por maior eficiência e até mesmo por reinvenção em alguns setores econômicos têm impulsionado o amadurecimento dos profissionais de nosso setor, especialmente em relação à adoção de novas tecnologias. De outro lado, no Brasil temos investido na atração de talentos e na inovação de forma geral, a fim de aproximar outros perfis profissionais”.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Publicidade