Ex-presidente da Univias defende celeridade no processo de licitação de rodovias

Guillermo Deluca/ Divulgação

“O projeto de concessões de rodovias aprovado pela ALRS é positivo. Estabelece premissas claras a respeito de prazo, critérios para fixação de tarifas, correção das mesmas segundo inflação garantindo a continuidade da prestação de serviços e dos investimentos, além de revisões periódicas do equilíbrio financeiro do contrato. Não duvido de sua capacidade em atrair os concorrentes. Entretanto, seria importante que até o final deste ano os contratos estivessem assinados.”

Foi o que declarou a MODAL Guillermo Deluca, presidente da GSS (Gestão de Sistemas de Saneamento), do grupo Aegea Saneamento, ex-presidente da Univias, sobre a lei que concede ao setor privado os serviços de operação, exploração, conservação, manutenção, melhoramentos e ampliação da infraestrutura de transportes das rodovias integrantes do sistema rodoviário estadual.

Em pesquisa divulgada em 2015 pela Confederação Nacional do Transporte, segundo Deluca, foi estimado que, no Rio Grande do Sul, são necessários cerca de R$ 6,24 bilhões de investimentos para a reconstrução, restauração e a manutenção dos trechos de rodovias danificadas.  A pesquisa classificou que 73,6% (6.385 km) da extensão avaliada apresentam algum tipo de deficiência, sendo o estado geral classificado como regular,  ruim ou péssimo. Somente 26,4% (2.283 km) tiveram classificação  ótimo ou bom. De todas as estradas que aparecem no estudo, somente a Rodovia do Parque (BR-448) é considerada ótima de maneira geral. O levantamento mostra também que a situação das rodovias gaúchas é pior do que a média nacional.

 

 

 

 

 

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