Executivo da Rumo (ex-ALL) virá ao estado ouvir as reivindicações de entidades empresariais

Luís Fernando Neves/Divulgação

Luís Fernando Neves, o novo diretor comercial da Rumo (ex-ALL) para a região Sul deverá vir a Porto Alegre, em 17 deste mês, para debater com o grupo de trabalho do setor ferroviário do governo gaúcho, juntamente com as principais lideranças empresariais. Neves acumula 25 anos de experiência em logística e na cadeia de suprimentos para diferentes plataformas como soja, farelos, óleos, trigo, milho e açúcar e etanol.

Para esse encontro, entidades, como Fiergs, Farsul, Federasul e Fecomércio deverão reiterar as reivindicações incluídas em recente estudo sobre o modal ferroviário no estado. A expectativa é de que a empresa se comprometa em investir em sua infraestrutura ferroviária do Rio Grande do Sul.

Por determinação do governador do estado, José Ivo Sartori, foi criado um grupo de trabalho, em outubro do ano passado, sob coordenação da Secretaria dos Transportes, com o objetivo de apontar prioridades no modal ferroviário e sugerir medidas para o desenvolvimento da intermodalidade.

O estudo identificou entraves estruturais e de operação nos serviços da ex-ALL no RS. Entre esses, a falta de modernização, abandono de grande parte da malha ferroviária (35%); defasagem tecnológica; baixo padrão de produtividade e volume transportado decrescente.

Sugere a implantação de estação de descarga da Rumo, no Porto do Rio Grande, a fim de aumentar a eficiência na operação junto aos terminais privados e análise sobre a viabilidade de construção de estação de descarga de granéis.

Propõe ainda a implantação de plataforma concentradora de cargas na Serra gaúcha, com estudos coordenados pela Fiergs e a participação da Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul e da Câmara de Indústria e Comércio  de Vacaria.   Sugere também  a implantação de plataforma concentradora de cargas Fronteira Oeste, a pedido da Farsul, na busca de soluções para viabilizar o ramal Uruguaiana-Cacequi.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Publicidade