Expedição avalia rota para ampliar exportações pelo Pacífico

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Crédito: Divulgação

Começa nesta sexta-feira (25), em Campo Grande (MS), às 7 horas, a segunda edição da Expedição da Rota de Integração Latino-Americana, projeto cujo objetivo é desenvolver uma nova rota comercial entre o Brasil e o Chile para ampliar as exportações brasileiras através dos portos do Pacífico. O grupo de mais de 90 expedicionários formado por empresários, técnicos e autoridades, conta com 25 picapes, que percorrerão 5,0 mil quilômetros de ida e volta. O retorno está previsto para o dia 3 de setembro.

Crédito: Valter Pineze
Crédito: Valter Pineze

A Randon S.A. Implementos e Participações e seu distribuidor ICCAP fazem parte dessa pequena maratona. Wilson Ferri, diretor Comercial de Vendas Nacionais da Randon Implementos, informa que o objetivo da Randon “é apoiar uma iniciativa dos nossos clientes e outras organizações da sociedade civil e governamental, na busca por alternativas que tornem o transporte e o país mais competitivos”.

Economia de 11 mil quilômetros

Segundo Ferri, “várias iniciativas estão aumentando nossa capacidade, via a utilização de portos da região sudeste e sul do país, e outras mais recentes, dos portos da região norte e nordeste, algumas delas pela integração de modais. Porém todas sempre contidas nos limites territoriais brasileiros”.

A previsão é de que parte das exportações de grãos – estimada em 135 milhões de toneladas – tenha saída pelo Oceano Pacífico, reduzindo em cerca de 11 mil km o percurso feito atualmente feito pelo Oceano Atlântico. Produtos brasileiros exportados para a China, por exemplo, levam hoje 14 dias de navio pelo Atlântico, num percurso aproximado de 19 mil km. Pelo Pacífico, levaria seis dias e 8,0 mil km a menos.

Integração regional

Sustentado por um moderno sistema de navegação e de comunicação, o grupo passará por cidades do Paraguai, Argentina e do Chile, nesta que é a sétima tentativa formal do setor produtivo e que envolve, entre outras questões, a redução de entraves alfandegários, melhoria das condições das estradas e construção de uma ponte binacional do Rio Paraguai.

Após a saída de Campo Grande, a caravana cumprirá agenda oficial em Porto Murtinho (MS), Carmelo Peralta (PY), Pozo Hondo (PY), Jujuy (Arg), Iquiqui (Chl), Antofogasta (Chl), Calama (Chl), Salta (Chl) e Assunção (Py).

A II RILA é uma promoção do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas de MS (Setlog-MS). Dorival de Oliveira, assessor da presidência do sindicato diz que a relação da frota, quem participa, quem conduz, e tudo estará registrado no sistema dos países que fazem parte da rota. “Temos a participação de autoridades governamentais do Brasil, Paraguai e Chile, e representantes do governo argentino que vão nos aguardar na cidade de Pozo Hondo, na fronteira da Argentina com o Paraguai”, afirmou.

Por Guilherme Arruda

 

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