Finger& Sommer fará a vistoria de 850 pontes e viadutos do Daer

0
1019
Divulgação/Daer

A empresa Finger & Sommer, de Porto Alegre, venceu a concorrência lançada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para fazer a vistoria de 850 pontes e viadutos que estão sob jurisdição do órgão.
O trabalho é coordenado pela Superintendência de Obras de Arte Especiais (SOA) do Daer, que contratou a empresa via pregão eletrônico por R$ 2,7 milhões. As atividades serão divididas em quatro regiões gaúchas: Norte, Sul, Leste e Oeste. As vistorias iniciam pelas pontes e viadutos que apresentam pior estado de conservação.
“Teremos técnicas e recursos que não estavam disponíveis, como drones e até a possibilidade de contratar mergulhadores”, informou Rogério Uberti, diretor-geral do Daer.
Para Ricardo Vuaden, da Superintendência de Obras de Arte Especiais (SOA), avaliar as pontes e viadutos independentemente dos obstáculos existentes resultará em um panorama completo de cada obra, desde as fundações. O engenheiro civil diz que, além de ações de manutenção e melhorias, as informações levantadas podem resultar, inclusive, em mudanças nas classes das pontes e viadutos.
“Teremos dados geométricos sobre pontes do século passado, construídas numa época em que as características do trânsito eram totalmente distintas. Agora, por meio dessa atualização, saberemos as reais condições e teremos ferramentas para decidir o que deve ser feito em cada uma delas”, destaca.
O orçamento será definido após os levantamentos feitos pela vistoria. Após essa etapa, será iniciada a fase de contratação de projetos para as obras a serem restauradas ou melhorias. Os recursos virão da Cide e do Tesouro do Estado, entre outras fontes.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome aqui