Ford e Google criam aplicativo de realidade virtual para mostrar o perigo da distração no volante

Crédito: Divulgação

A Ford Europa criou um aplicativo de realidade virtual em parceria com o Google e o estúdio especializado Happy Finish para mostrar os perigos da distração no volante. Destinado principalmente aos jovens, o aplicativo chamado Ford Reality Check é o primeiro a usar a plataforma de realidade virtual Google Daydream para colocar a pessoa no papel de um motorista que pega os amigos a caminho de uma festa.

Nesse trajeto, ele é atraído por várias distrações que disputam a sua atenção, como mensagens instantâneas, ligações no celular e conversa com os passageiros, criando uma série de situações perigosas que terminam em um acidente fatal.

Direção segura

A plataforma Google Daydream VR foi projetada para oferecer uma experiência de realidade virtual simples e imersiva. Para a interação com o mundo virtual, ela usa um smartphone compatível, um headset leve e um controlador de mão. O novo aplicativo será usado inicialmente em programas educativos da Ford na Europa e a expectativa é que futuramente esteja disponível no Google Play Store.

O grande número de jovens mortos em acidentes de trânsito – que só na Europa chega a 3.600 por ano, sendo dois terços motoristas – motivou a criação do aplicativo para incentivar hábitos de direção mais seguros.

Monitorando as distrações

“Envolver-se em um acidente de carro é uma experiência que pode mudar a vida – e acabar com ela de forma trágica. Esperamos que, dando uma visão clara de como isso é fácil acontecer, possamos incentivar os jovens a dirigir com mais segurança”, diz Jim Graham, gerente do programa de educação no trânsito da Ford Europa. “A realidade virtual é um meio ideal de destacar esses perigos para os jovens. Estudos mostram que experiências de imersão em mundo virtual também podem influenciar comportamentos no mundo real.”

O Ford Reality Check reproduz as distrações mais comuns para motoristas desse grupo, como celular e conversa com amigos. Ele monitora durante quanto tempo o motorista ficou sem olhar para a pista e exibe o total no final. O smartphone na mão do motorista também funciona como um elemento interativo: um controlador portátil espelha os seus movimentos no ambiente virtual, aumentando a sensação de realismo.

Este é o primeiro aplicativo do Google Daydream VR voltado à educação de jovens motoristas. “A colaboração criativa da Ford com suas agências parceiras e o Google Zoo (centro criativo do Google para marcas e agências) deu origem a um projeto educacional relevante, capaz de salvar a vida de muitos jovens”, diz Steve Paler, do Google.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Publicidade