Garupa, o aplicativo de mobilidade urbana com sotaque gaúcho

1
797
Aplicativo está presente em mais de 27 cidades da Região Sul Crédito: Divulgação

Em   maio de 2016, dois anos após o Uber chegar ao Brasil, o empresário João Marcondes Vargas, gaúcho de Alegrete, 41 anos, já tinha em mente criar novas possibilidades para explorar a prestação de serviço com o uso de um aplicativo. Como pai, sentiu que era complicado fazer passeios com crianças pequenas sem a utilização de cadeirinhas, mas também se deu conta que poderia oferecer outras funções que contribuíssem para a mobilidade. Desligou-se do curso de Direito no Centro Universitário Ritter dos Reis (Uniritter) para se dedicar ao desenvolvimento do projeto, e em maio de 2017, o Garupa fazia sua estreia na cidade de Santa Maria. Menos de um ano depois, desembarcava em Porto Alegre.

Até o momento já são mais de 27 cidades atendidas na região Sul. No estado, além de Santa Maria e Porto Alegre, está presente em Caxias do Sul, Pelotas, Gramado, Canela, Canoas, Passo Fundo, São Gabriel, Erechim, Bento Gonçalves, Farroupilha, Santa Cruz do Sul, Uruguaiana, Bagé, Lajeado, Santa Rosa, Santo Ângelo, Livramento e Ijuí. Em Santa Catarina, atua em Brusque, Camboriú, Chapecó, Lages. E no Paraná, em Foz do Iguaçu, Cascavel, Pato Branco, Toledo, Umuarama, Paranaguá, Guarapuava, Campo Mourão.

João Marcondes Vargas, CEO do Garupa        Crédito: Divulgação
João Marcondes Vargas, CEO do Garupa Crédito: Divulgação

Motoristas ficam com 80%

Por ter sido construído e desenvolvido em Porto Alegre, o CEO do Garupa confessa que estava ansioso para começar atuar na capital. “O objetivo era outro: levar a tecnologia para as cidades e assim ganhar experiência para só depois chegar aos grandes centros. Temos bastante motoristas cadastrados e a expectativa é só aumentar”, diz Marcondes, que administra a Fusion Quatro, empresa de gestão de telefonia.

Não revela números de motoristas em atividade. Diz que o investimento na construção do aplicativo e desenvolvimento da estrutura foi de R$ 15 mil mensais durante 8 meses. “Temos um modelo de negócio que permite aos interessados se tornarem sócio operador”, informa o CEO do Garupa. Sobre remuneração, a empresa passa aos motoristas 80% do valor das caronas ficando todos os encargos nos 20% do aplicativo.

Facilitar correrias do cotidiano

O aplicativo oferece o Garupa Kids, carros equipados com cadeiras adequadas para o transporte de crianças a partir de um ano de idade e o Garupa Pet, para transporte de animais domésticos de pequeno porte, até 10 quilos. Outro diferencial é o Garupa Objeto, que agiliza o transporte de pequenos volumes. “Este serviço é disponibilizado somente com um acompanhante: um ao entregar e outro ao recebera”, conta João Marcondes, acrescentando que a intenção é facilitar o transporte e não rotular como tele-entrega. “Ele não concorre com entregas express, pois são pequenas mercadorias, embalagens, caixas e documentos. O serviço serve para ajudar a buscar aquela roupa na lavanderia, de forma que facilite nas correrias do cotidiano”.

O aplicativo conta ainda com o Garupa Já, opção de transporte clássico com carros populares, o Garupa Executivo, carros de luxo e banco de couro, e o Garupa Empresas, serviço para as empresas garantindo um contrato exclusivo e com descontos especiais. Além disso, há a opção Favoritar os motoristas. “No final de cada corrida, o passageiro avalia o motorista e caso desejar pegar a próxima corrida com o mesmo, basta clicar na opção favoritar”, explica o CEO.

“Queremos implementar muitos outros serviços, que serão acrescentados gradativamente. A ideia é continuar, já que esses estão sendo bem aceitos pelo público.

Sinônimo de proximidade

O nome Garupa foi escolhido, segundo Marcondes, por ser uma palavra com identidade nacional, entendida em qualquer sotaque ou região do Brasil, sinônimo de proximidade e confiança mútua. “Que sentido mais verdadeiro de confiança e amor do que um filho pode ter na garupa do pai? E traz junto o sentido de segurança da mala de garupa, onde o peão guarda seus valores e pertences”, explica. “Garupa” é parceiro de confiança”.

1 COMMENT

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome aqui