Licitação para modernização e ampliação do aeroporto de Passo Fundo já conta com interessados

1
115
Crédito: Divulgação

Interessados em participar da licitação que escolherá a empresa para realizar as obras de modernização e ampliação do aeroporto de Passo Fundo tem buscado informações junto ao Departamento Aeroportuário (vinculado à secretaria dos Transportes). “O DAP tem recebido muitas consultas”, afirma Carlos Eduardo Lopes da Silva, secretário de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo, sem entrar em detalhes. “Há empresas que estão acostumadas a participar desse tipo de leilão”, conta, sem entrar em detalhes. “Agora estamos tentando mobilizar as empresas locais para que se unam e possam fazer alguma coisa”, acrescenta.

A licitação será por regime diferenciado de contratação (RDC). A empresa ou consórcio que vencer ficará responsável pela elaboração do projeto executivo e, posteriormente, pela execução das obras de modernização e ampliação do aeroporto. O investimento é de R$ 55 milhões, bancado pelo governo federal, via Programa de Investimento em Logística (PIL). A contrapartida do governo gaúcho é de 3%.

Faltam poucas semanas para o edital

O governo do estado enviou para a Subsecretaria da Administração Central de Licitações (Celic) o processo já com a minuta do texto para a elaboração do edital, como forma de adiantar os trâmites, restando apenas receber da Secretaria Nacional de Aviação Civil, órgão do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, o termo de referência com aprovação do projeto e da planta para tornar o edital público.

“Estamos na torcida que, ainda em abril, mais tardar no início de maio, Brasília envie a documentação”, almeja Lopes da Silva, fazendo questão de afirmar que se trata de uma expectativa e não de uma promessa. O secretário adjunto dos Transportes, Vanderlan Frank Carvalho, retornou de audiência no órgão federal e voltou de Brasília com notícias favoráveis ao andamento do processo. “Obtivemos o compromisso dos técnicos de avaliar com agilidade o termo para que seja aprovado e liberado o mais breve possível”, afirmou.

200 mil passageiros usam o aeroporto todos os anos

O aeroporto de Passo Fundo atende cerca de cem municípios, entre Erechim, Carazinho, Panambi, Ijuí e Guaporé, que somam uma população de aproximadamente um milhão de pessoas. “Temos um polo muito forte no comércio, saúde, indústria, agronegócio e de eventos. São 200 mil passageiros que utilizam nosso aeroporto todos os anos, muito parecido com o movimento de Caxias do Sul”, ressalta o Secretário de Desenvolvimento de Passo Fundo. “Hoje temos apenas uma posição (ocupada pela Azul). Com a ampliação serão seis opções”, diz Lopes da Silva.

Entre as melhorias, estão um novo terminal de passageiros, com área de 2,2 mil metros quadrados (o anterior será conservado), novo pátio para estacionamento das aeronaves e a recuperação da atual pista de pousos e decolagens, cujo comprimento é de 1,8 mil metros. “Infelizmente, estamos limitados fisicamente para ampliação da pista, mas com a ampliação temos condições de atender a demanda pelos próximos dez anos”, estima Lopes da Silva.

1 COMMENT

  1. Passo Fundo deixou de ser apenas um destino regional para tornar-se um polo nacional com seu aeroporto e cidades do entorno. Em Passo Fundo é necessário um aeroporto moderno e atual com, entre outras benfeitorias aeroportuárias, um extensão da pista para 2.500 metros de comprimento por 45m de largura (2.500 x 45m), resistência do piso para suportar 95 toneladas ou superior e voo por instrumento ILS. Para um aeroporto de primeira categoria, como será Passo Fundo, o voo por instrumento GPS, hoje instalado, é só um complemento ao muito apurado e preciso ILS.
    Com pista de 2.500m Passo Fundo poderá receber sem nenhuma restrição operacional as aeronaves de 190 a 230 lugares que serão a maioria na frota das empresas brasileira dentro de 10 anos. Não podemos construir aeroportos para o hoje. O hoje, já é passado! Saudações,
    Aeroporto Passo Fundo = 2.500 x 45m + 95t + ILS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome aqui