Ministério dos Transportes garante recursos para dragagem do Porto de Rio Grande

Ministro dos Transportes Valter Casimiro/Foto/Divulgação

O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil deverá garantir os recursos necessários para a dragagem do canal de acesso ao Porto do Rio Grande. A informação é do deputado estadual Fábio Branco, que esteve com o ministro Valter Casimiro na última quarta-feira, acompanhado do deputado federal Alceu Moreira (MDB).

A primeira fase da dragagem prevê a retirada de cerca de 3,5 milhões de metros cúbicos de sedimentos o que equivale a quase 20% do total do plano previsto em 18,7 milhões de metros cúbicos. Para que a dragagem avance, as próximas etapas também precisam ser aprovadas pelo Ibama.

“Esse volume de sedimentos que precisa ser retirado foi obtido por meio de batimetria do canal. Os dados foram calculados para permitir a manutenção mínima e emergencial do calado oficial e das taxas legais de segurança”, explica Janir Branco, superintendente do Porto.

O total necessário para a dragagem é estimado em cerca de R$ 368 milhões. A nota distribuída à imprensa não esclarece sobre a origem desses recursos e nem mesmo sobre o cronograma de liberação.

 

 

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Publicidade