Plimor planeja ampliar triagem automatizada

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Sistema Automático de Distribuição de Encomenda opera em três filiais da Plimor - Crédito: Leonardo Izar

Devidamente consolidado nas filiais de Curitiba, São Paulo e Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre, o Sistema Automático de Distribuição de Encomenda utilizado pela Transportadora Plimor, de Farroupilha, vai avançar de forma gradual pelos escritórios do interior de Santa Catarina e São Paulo. Embora a decisão já esteja tomada, o processo de implantação ocorrerá com mais intensidade em 2019. A informação é do diretor comercial, Guilhierme Bortoncello. A empresa opera atualmente com quase 70 pontos de apoio nas regiões Sul e Sudeste, além da Argentina.

Alta assertividade

Conhecido pela sigla Sorter, o equipamento padroniza os processos de carga e descarga. De forma prática, cada encomenda recebe, por código de barras, informações como filial de origem, remetente, destinatário, número de nota fiscal e rota de destino. O equipamento faz a leitura, separa e envia os volumes para as células de distribuição, de onde partem para diversos destinos.

“O ganho operacional pode ser medido pela produtividade” faz questão de ressaltar o diretor comercial. Um software de tecnologia avançada gera informações em tempo real para o cliente, como a posição da carga e conferência da cubagem e peso da mercadoria. “Este diferencial é reconhecido pelo mercado”, ressalta.

Custo de infraestrutura menor

O Sorter é um equipamento italiano, fabricado em conjunto com a inteligência dos Estados Unidos, desenhado especialmente para as necessidades da Plimor. De acordo com a empresa é considerado, atualmente, como um dos mais modernos em tecnologia aplicada. Possibilitou também a diminuição de custos de infraestrutura, entre os quais o agrupamento de turnos de trabalho, erros de roteirização dos embarques e taxa de retrabalho praticamente nula.

A Plimor movimenta diariamente uma média de 110 mil volumes entre três segmentos: moda (calçados e confecções), cosméticos e medicamentos, e ainda o e-commerce. Alegando cláusulas de confiabilidade, Bortoncello não divulga o nome de clientes. “Moda e cosméticos apresentam sazonalidade ao longo do ano, são itens vinculados a datas comemorativas”, ressalva o empresário. A empresa conta com mais de 160 linhas com horários fixos e uma frota de 850 veículos rastreados e renovados constantemente.

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