Porto Alegre terá novo aplicativo de transporte urbano exclusivo para o público feminino

0
82
Crédito: Matthew Kane

Porto Alegre ganha um novo aplicativo de transporte de passageiros que aceita somente mulheres como motoristas e passageiras. É o GOLady, previsto para entrar em operação ainda neste primeiro semestre, segundo a fundadora Rafaela Jacoby. O público-alvo são mulheres de todas as idades que prezam segurança e tranquilidade em suas vidas, de seus filhos e a de familiares. O aplicativo foi desenvolvido para os sistemas iOS e Android, e já estão disponíveis na App Store e na Google Play.

A empresária enfatiza que a GOLady é o único aplicativo de mobilidade urbana com um propósito genuíno. “Não somos apenas um app de transporte, mas uma startup pensada para a mulher, para as suas necessidades. Queremos ouvi-las, entender o que precisam, como podemos ajudar. Essa é a grande diferença”, observa. “Somos um app com sentido muito claro e bem definido: incentivar mulheres a crescerem, a retomarem suas vidas, a se desafiarem, ou simplesmente serem quem elas quiserem ser”, define Rafaela.

Muitas ideias para o futuro

O serviço começará a ser oferecido primeiramente em Porto Alegre, mas se existir uma motorista cadastrada em Gravataí, por exemplo, e uma usuária que está em Gravataí chamar a GOLady, o app avisa a motorista e ela pode aceitar a corrida. De acordo com a idealizadora não há restrição de área. “A intenção é expandir, mas em primeiro lugar a operação de Porto Alegre deverá estar alinhada perfeitamente”, avisa empresária.

Na primeira fase o serviço de transporte proporcionará mais segurança e conforto para as mulheres. Na segunda etapa, será criada a GOLadyKids com motoristas mulheres oferecendo cadeirinhas para crianças em seus carros. “Eu mesma quando tive minha filha, que hoje tem 8 anos, gostaria muito que existisse um serviço assim na época, facilitaria muito a minha vida. Temos muitas ideias para o futuro”, antecipa Rafaela.

GOLady - Foto

Segurança e rentabilidade

Do ponto de vista da motorista, o aplicativo de mobilidade urbana feminino tem a taxa mais baixa do mercado, ou seja, une segurança e lucro para a motorista. “Além de saber que irá transportar mulheres sempre, também saberá que sendo uma GOLady sua renda irá aumentar, pois a taxa é de 20%, enquanto os apps comuns apresentam taxa de 25%”, conta a empresária.

Para ser motorista basta entrar no site (clique aqui) e preencher o formulário com os dados básicos. O passo seguinte é o agendamento de uma reunião presencial. “Nesta etapa solicitamos a documentação exigida, inclusive, certidão de bons antecedentes criminais. Se preencherem os requisitos exigidos pela plataforma, a motorista é habilitada e já pode sair por aí sendo uma GOLady”, avisa Rafaela Jacoby.

Livro Faça Acontecer foi a inspiração

A ideia do aplicativo surgiu a partir de uma necessidade pessoal de Rafaela de combater a desigualdade de gênero, bem como de uma inquietação com o silêncio das mulheres sobre o tema e a ausência de ações para modificação desse cenário. “A GOLady tornou-se uma missão na minha vida: incentivar mulheres a terem coragem e força para terem autonomia, alternativa de renda e autoestima”, reflete a idealizadora do aplicativo.

Rafaela explica que tudo começou após terminar de ler o livro Faça Acontecer, de Sheryl Sandberg, CEO do Facebook, eleita uma das dez mulheres mais poderosas do mundo pela revista Forbes. Ela encoraja as mulheres a sonharem alto, assumirem riscos e se lançarem em busca de seus objetivos sem medo. “Comecei a me envolver cada vez mais com a causa e me dei conta que a desigualdade é assustadora, percebi que eu vivia isso há muito tempo e não me dava conta. Criei a GOLady como uma forma trabalhar isso junto com muitas mulheres e também como uma maneira de fazer com que a sociedade questione o porquê dessa necessidade”, comenta.

A cidade conta com mais dois aplicativos de mobilidade destinados ao público feminino, o Venuxx e o Femini Driver, que operam desde o segundo semestre do ano passado.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome aqui