RS participa com 127 projetos de energia eólica no 2º leilão de reserva

0
2233
RS participa com 127 projetos de energia eólica

Em razão da sobrecarga de energia entre as distribuidoras, ainda não foi confirmado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) o 2º leilão de reserva previsto para o dia 28 de outubro. Para esse certame foram cadastrados 1.192 projeto, dos quais 799  de energia eólica e 393 de energia solar fotovoltaica, somando 33.225 MW em capacidade instalada.

Segundo a EPE, a Bahia lidera a oferta de projetos eólicos, com 242 empreendimentos que totalizam 6.216 MW em capacidade instalada, e a disputa dos projetos de energia solar fotovoltaica, com 97 empreendimentos  com capacidade instalada de 2.855 MW. Do Rio Grande do Sul deverão participar 127 projetos de energia eólica, totalizando 3.087 MW.

De acordo com Ricardo Pigatto, diretor da Bolognesi Energia, há cinco leilões o RS não consegue vender nenhum MW e a tendência é de que continue assim até que haja um movimento local para pressionar o governo federal a realizar leilões regionais. “Precisamos de um novo planejamento para o setor, a fim de que seja possível aproveitar o potencial das regiões do país e assim viabilizar o uso de nossas diversas fontes de energia”, diz Pigatto.

Além disso, o executivo defende a busca com urgência, de parte do governo estadual, de mecanismos de compensação da diferença do custo logístico comparado ao nordeste.  “Nós, os gaúchos, é que seremos os responsáveis pelo desenvolvimento da fonte eólica no estado, pois a natureza já fez a sua parte”, afirma.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome aqui