5GAA, BMW, Ford e PSA fazem primeira demonstração da tecnologia de comunicação C-V2X na Europa

0
104
Crédito: Divulgação

A 5G Automotive Association (5GAA), a BMW, a Ford e a PSA, em parceria com a Qualcomm e a Savari, fizeram a primeira demonstração da tecnologia de comunicação direta C-V2X com veículos de vários fabricantes na Europa – veja o vídeo. O evento realizado em Paris incluiu também exibição da tecnologia envolvendo carros de passeio, motocicletas e a infraestrutura viária. O C-V2X é uma solução global de comunicação do veículo-com-tudo (V2X) para aprimorar a segurança viária, a direção autônoma e a fluidez no trânsito.

A apresentação mostrou os benefícios do C-V2X para evitar colisões usando a comunicação veículo-a-veículo (V2V) e a conectividade veículo-a-infraestrutura (V2I), integrando os sinais de trânsito e centros de gerenciamento de tráfego. A tecnologia usa comunicação direta em tempo real que não depende de cobertura de rede de celular e estará pronta para operação comercial em 2020. Comparada a outras tecnologias V2X, a comunicação direta C-V2X tem desempenho superior, menor custo e compatibilidade com o 5G, o que a torna a solução preferencial para sistemas inteligentes de transporte cooperativos (C-ITS).

feira2

A exibição incluiu seis aplicações: luz de freio eletrônica de emergência, alerta de colisão em cruzamentos, alerta de risco de colisão em entroncamentos, alerta de veículo lento e alerta de veículo parado, fase e temporização de sinal/alerta de violação de sinal e alerta de usuário vulnerável na pista (pedestre).

Além de carros de passeio da Ford, PSA e BMW, foram usadas scooters elétricas da BMW, todos equipados com tecnologia de comunicação direta C-V2X usando chip Qualcomm 9150 C-V2X. O software e aplicativo V2X, mais a infraestrutura viária, foram fornecidos pela Savari, líder do setor.

O C-V2X é apoiado globalmente por um amplo ecossistema automotivo, incluindo a organização 5GAA, que vem crescendo rapidamente. Com mais de 90 membros globais, a 5GAA reúne grandes montadoras e fornecedores, desenvolvedores de software, operadoras móveis, empresas de semicondutores, fornecedores de equipamentos de teste, fornecedores de telecomunicações, fornecedores de sinais de trânsito e operadores rodoviários.

Os modems de celular serão chaves para a implantação do C-V2X em veículos, suportando as funções de telemática, assistência de emergência, infotenimento e informações úteis de direção, trânsito e estacionamento. Como a comunicação direta C-V2X é integrada ao modem do celular, suas soluções devem ter um custo menor que as tecnologias concorrentes, além de taxas de adesão maiores. As validações de campo da nova tecnologia já estão em andamento na Alemanha, França, Coréia, China, Japão e EUA.

A C-V2X é atualmente a única tecnologia V2X baseada nas especificações globais 3GPP (Projeto de Parceria de 3ª Geração), projetada para evoluir de forma compatível com o 5G. O C-V2X tem dois modos de transmissão complementares:

  • Comunicação direta, mostrada no evento com o uso de V2V e V2I; e
  • Comunicação de rede V2N, que aproveita a conexão das operadoras móveis e oferece serviços baseados na nuvem, incluindo notificação automática de acidentes, alertas de perigo, condições do tempo, aviso de velocidade ideal para sinal verde, localização de vagas de estacionamento e operação remota de apoio à direção autônoma, entre outros.

“Esta demonstração se baseia na apresentação bem-sucedida de C-V2X que organizamos com a Audi, Ford e Qualcomm em Washington, em abril”, diz Christoph Voigt, presidente da 5GAA. “Estamos empolgados em testemunhar o crescimento dessa tecnologia que salva vidas e ver nossos parceiros trabalhando juntos para trazer o C-V2X para as ruas o mais rápido possível.”

“O BMW Group introduziu os primeiros exemplos de uso do C-ITS em 2013 com o BMW i3. Hoje, a maioria dos usos previstos do C-ITS já foram aplicados. Com a implementação do C-V2X, o BMW Group completa a última peça do quebra-cabeça, com um caminho prático para o C-ITS mostrar seus rápidos benefícios”, diz Christoph Grote, vice-presidente de Eletrônica do BMW Group.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome aqui