A conclusão da duplicação da BR-116, entre Guaíba e Pelotas, havia sido estipulada pelo Ministério dos Transportes, em setembro de 2014, para o final de 2015. Na época, a obra havia atingido 41,4% de conclusão e os primeiros trechos deveriam ser liberados no primeiro semestre de 2015. O empreendimento foi orçado em quase R$ 900 milhões. Hoje, devido à crise econômica do país e a falta de recursos, segundo Ricardo Portella, presidente do Sicepot-RS, os trabalhos não têm data para conclusão. A BR-116 é a principal rodovia do país. Ela tem início em Fortaleza, no Ceará e término em Jaguarão, no RS. na fronteira com o Uruguai.
No estado, há o entroncamento com a BR-385 no km 37,6, próximo à Vacari. Atravessa Caxias do Sul. No km 237 inicia o trecho duplicado. O trecho entre Dois Irmãos e Porto Alegre é considerado o segundo mais movimentado do país, com tráfego diário em torno de 120 mil veículos.
Os entroncamentos são com as seguintes rodovias: com aRS-2329 no km 232, em Novo Hamburgo; com a RS-240, no km 245, em São Leopoldo; com a RS-118 e com a BR-448, em Sapucaia do Sul; com a BR-386 no km 262, em Canoas. Em Porto Alegre, com a BR-290 (Free-Way).
A duplicação Guaíba-Pelotas beneficiará 11 municípios de forma direta: Guaíba, Barra do Ribeiro, Mariana Pimentel, Tapes, Sentinela do Sul, Arambaré, Camaquã, Cristal, São Lourenço do Sul, Turuçu e Pelotas.
Empresas responsáveis por cada lote da duplicação:
Lote 1: km 300,54 ao km 325,00 – Construtora Constran
Lote 2: km 325,00 ao km 351,34 – Construtora Constran
Lote 3: km 351,34 ao km 373,22 – Construtora Ivaí
Lote 4: km 373,22 ao km 397,20 – Consórcio Trier/CTESA
Lote 5: km 397,20 ao km 422,30 – Consórcio Brasília Guaíba/Ribas
Lote 6: km 422,30 ao km 448,50 – Consórcio Pelotense/CC
Lote 7: km 448,50 ao km 470,10 – Construtora Sultepa
Lote 8: km 470,10 ao km 489,00 – Construtora SBS-
Lote 9: km 489,00 ao km 511,76 – Consórcio MAC/Tardelli