A energia solar no mercado livre de energia

0
884

 

Por Daniela Hoffmann (*)

De acordo com a Agência Internacional de Energia, a demanda por eletricidade cresce no mundo 1% a cada ano e prosseguirá assim até 2040, todavia a geração ficará muito aquém das metas de sustentabilidade, com o incremento de fontes de energias renováveis sendo inferior ao planejado necessário para que sejam reduzidos os gases de efeito estufa. Entretanto, se comparado o Brasil com os demais países, há uma grande vantagem, uma vez que a oferta de recursos energéticos é muito extensa, tal como seu aproveitamento. Os números mudam diariamente, contudo a utilização de energia advinda de fontes renováveis já ultrapassa 80%. Esses fatores fazem com que o Brasil possua uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo.

Ainda, levando em consideração o grande potencial energético que o Brasil detêm, a energia advinda de fonte solar vem ao encontro da produção de energia através das fontes renováveis, já que o Brasil é o país que tem a maior taxa de irradiação solar do mundo.

Visto isso, as empresas que estão optando pela geração própria de energia podem optar em conjunto pelo mercado livre de energia, tornando-se um autoprodutor, comercializando os excedentes de geração e comprando os excedentes de consumo, quando houver.

A opção pelo mercado livre é ainda mais assertiva, já que os descontos na demanda podem ser 50% ou 100%, reduzindo desta forma os custos da TUSD, que mesmo com geração independente de energia, acaba ocorrendo.

Basicamente, o mercado livre de energia reduz o preço e a energia solar o consumo e ambas, trabalhando em conjunto, reduz o custo da empresa com o insumo de energia.

A Ludfor Energia é pioneira no país em tornar consumidores livres em autoprodutores de energia, trazendo benefícios financeiros e diversificando ainda mais a matriz energética brasileira.

Quer saber mais como funciona? Entre em contato conosco.
(*) Especialista em Operações no Ambiente de Contratação Livre.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome aqui