O aeroporto de Porto Alegre encerrou o primeiro trimestre do ano, com um crescimento de 20% no tráfego internacional em comparação a igual período do ano passado. Nos meses de janeiro, fevereiro e março foram mais de 96 mil passageiros, em cerca de 900 pousos e decolagens internacionais na capital gaúcha, contra 79.998 passageiros de 2023.
Além disso, a partir de abril, a empresa aérea Aerolíneas Argentinas dobrará as frequências da rota Porto Alegre-Buenos Aires, com seis para 12 voos semanais, um incremento de mais 6,5 mil passageiros no mês. Outro destaque internacional é o aumento de voo para a Cidade do Panamá, com acréscimo de quatro para sete partidas semanais (mais 4,5 mil passageiros por mês).
Além destes destinos internacionais diretos de Porto Alegre, Lima aumentou de três para quatro frequências, Lisboa com três voos semanais, Montevidéu com dois por semana e quatro para Santiago.
Mercado doméstico aquecido em abril
Em abril, a frequências de Porto Alegre para Campinas passará de 54 para 64 partidas semanais (mais 2.388 passageiros por mês). No mesmo período, a Gol para São Paulo passará para 65 partidas (mais 2,9 mil passageiros por mês). Brasília ganhará um aumento de seis frequências, totalizando 13 voos semanais (mais 6,7 mil passageiros) e para o Rio de Janeiro com mais oito, chegando a 28 decolagens semanais (mais 8,9 mil passageiros).
A Latam também aumentará seus voos da capital gaúcha para São Paulo, passando de 71 para 78 partidas semanais (mais 7,5 mil passageiros por mês).
Previsão para abril/2024
A expectativas do Porto Alegre Airport é de de receber 608.592 passageiros no mês de abril. Isso representa 5.404 voos domésticos e internacionais, que atenderão 23 destinos nacionais: Alegrete, Bagé, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Canela, Curitiba, Florianópolis, Foz do Iguaçu, Guarulhos/SP, Joinville, Navegantes, Pelotas, Porto Seguro, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro/RJ, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo, São Paulo e Uruguaiana e seis destinos internacionais: Buenos Aires, Cidade do Panamá, Lima.