Alívio na crise hídrica faz demanda de recuperação de estruturas de UHEs impulsionar resultados da Sultec Engenharia

0
270
Demanda de serviços aumentou no último trimestre do ano

Depois de trimestres complicados devido à crise hídrica que impediu as paradas de manutenção de hidrelétricas, a Sultec Engenharia e Geotecnia, de Itapema (SC), registrou uma forte demanda a partir do quarto trimestre.

Segundo Jorge Ribeiro, CEO da empresa, o alívio do cenário de escassez de água com as chuvas de outubro — 25% acima da média histórica —   resultou em um incremento  no volume de negócios de recuperação de estruturas  de UHEs,  que praticamente excedeu o  limite de capacidade da Sultec, o que deve se repetir ainda em dezembro deste ano e em janeiro de 2022.

Aneel
Além disso, ele informou que o setor de UHEs está apresentando uma boa dinâmica em termos de investimentos e isso ajudou na ampliação dos negócios. Nota ainda que as inspeções da Agência Nacional de Energia (Aneel),  que fazem parte da campanha de fiscalização de desempenho das UHEs com despacho centralizado pelo  O N S, em conjunto com medidas de segurança adotadas pelas empresas do setor elétrico, vêm contribuindo para o crescimento do mercado de manutenção dessas usinas.

Segurança

“Hoje, as equipes de segurança das UHEs são muito profissionais e seguem uma disciplina rígida, com monitoramentos constantes, e isso se reflete no mercado”, observa.
Graças a essa conjuntura, a Sultec deve encerrar o ano com um incremento de 25% em suas receitas em comparação ao ano anterior — um desempenho que vem se repetindo desde 2018.

“ Outubro foi um mês muito bom que se repetiu em novembro e deve continuar em dezembro e janeiro do próximo ano”, acrescentou Ribeiro.

Idade média de UHEs

Para 2022, o empresário prevê um novo incremento nos negócios que deve se acentuar devido à idade média das UHEs no Brasil. Hoje, segundo dados do Grupo de Estudos  (Gesel) da UFRJ, cerca de  53 GW, o correspondente a 98 UHEs, 32 PCHs e 241 CGHs, de um total de 110,8 GW de potência outorgada, estão com idade média acima de 30 anos, o que implica a adoção de medidas de segurança na maior parte do setor.

sultec11
Estimulado por esse cenário, a Sultec pretende aumentar o seu quadro técnico e de alpinistas para o próximo ano, o que ainda está em fase de estudos.

Fundada em outubro de 2012, no segmento de serviços de injeção de resinas de poliuretano para o tratamento de infiltrações em estruturas de concreto, em pouco tempo a empresa  agregou ao seu portfólio a recuperação estrutural do concreto e de geotécnica como concreto projetado, telas de contenção de taludes e instalação de tirantes em PCHs e UHEs.

Desde então, acumulou mais de 400 serviços, com destaques para as UHEs Itá, Machadinho, Campos Novos, Barra Grande, Salto Osório, Salto Santiago, Jupiá , Ilha Solteira, Miranda, Espora, entre várias outras.

 

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome aqui