Brasil Holding 21 S/A venceu o leilão do lote 1 da concessão das rodovias do Paraná

Empresários da Brasil holding 21 com o ministro dos Transporrtes, Renan Filho /DIVULGAÇÃO

 

Com uma oferta de desconto de 18,25% sobre a tarifa básica do pedágio, a empresa Infraestrutura Brasil Holding 21 S/A venceu o primeiro dos seis lotes conta com 473 km de estradas federais e estaduais, entre Curitiba e Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais do Paraná. São cinco praças de pedágios nos trechos – São Luiz do Purunã (BR-277), Lapa (BR-476), Porto Amazonas (BR-277),  Imbituva (BR-373) e Irati (BR-277).

A vencedora pertence ao fundo Pátria, uma gestora de investimentos com experiência global, fundada em 1988, com dez escritórios em importantes centros financeiros do mundo, incluindo São Paulo. Este grupo é especializado na gestão de investimentos em diversas áreas, como energia, logística, infraestrutura de dados, transporte rodoviário e hidroviário. Possui expertise na concessão de rodovias, sendo responsável por três outorgas em rodovias de São Paulo: Eixosp, Concessionária Auto Raposo Tavares (CART) e Entrevias.

O investimento deve ser R$ 7,9 bilhões em obras de melhorias e manutenção em trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427. O contrato será de 30 anos.

As concessões do Paraná estão divididas em seis lotes. O lote 2 será disputado no dia 29 de setembro, também na B3, com 605 km de extensão de rodovias e previsão de investimentos de R$ 10,8 bilhões. Os demais lotes ainda não têm previsão para serem leiloados.

Conforme o edital da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) venceria o leilão a empresa que ofertasse o desconto maior sobre a tarifa do pedágio.

A Brasil Holding 21 S/A fez proposta com 18,25% e venceu a concorrência do consórcio Infraestrutura Paraná, do Grupo Equipav, de 8,33%.

O valor da proposta vencedora representa um valor 65% menor do que a tarifa por quilômetro rodado que seria cobrada se o Anel de Integração ainda existisse (R$ 0,2543) ou 54% menor do que a última tarifa por quilômetro rodado cobrada (R$ 0,1919).

Segundo o edital do Lote 1, 344 quilômetros serão duplicados e 210 quilômetros receberão faixas adicionais (terceiras faixas).

Além disso, estão previstos 44 quilômetros de novos acostamentos, 31 quilômetros de novas vias marginais, 27 quilômetros de ciclovias e 86 viadutos, trincheiras e passarelas.

As  obras incluídas são:

  • duplicação completa de 157 quilômetros da BR-277 entre São Luiz do Purunã e o Trevo do Relógio, que fica em Prudentópolis;
  • duplicação da BR-373 entre Ponta Grossa e o Trevo do Relógio;
  • duplicação da Rodovia do Xisto entre Araucária e a Lapa;
  • duplicação da PR-423 entre Araucária e Campo Largo;
  • duplicação do Contorno Norte de Curitiba;
  • instalação de faixas adicionais na BR-277 entre Curitiba e a Sprea (entroncamento da BR-277 com a BR-376), além de faixas adicionais e vias marginais no Contorno Sul de Curitiba

Os lotes 3, 4, 5 e 6 ainda estão em fase de análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

(Assessoria governo do Paraná).

 

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