Search
Close this search box.

Chineses estudam parcerias com empresas gaúchas

Foto: Júlio Soares

Uma comitiva formada por representantes da China Railway Rolling Stock (CRRC) America Latina Corporation, considerada maior fornecedora mundial de equipamentos de transporte ferroviário, esteve no Rio Grande do Sul com o propósito de conhecer os planos de desenvolvimento, estrutura dos sistemas rodoviário e ferroviário do estado e a área de pesquisa em ciência e tecnologia.

Liu Ming, presidente da CRRC, manifestou a intenção de fechar parcerias com outros empreendimentos gaúchos. “Esta é a nossa primeira visita ao estado. Exportamos para mais de cem países e temos interesse em uma colaboração com empresários gaúchos”, disse Liu Ming, de acordo com a assessoria de imprensa do Palácio Piratini.

Ônibus elétrico

Os chineses demostraram interesse na reforma de trens, no fornecimento de equipamentos para o parque eólico de Cerro Chato e em investimentos no ônibus elétrico, projeto de inovação em desenvolvimento pelo Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Área de Mobilidade Urbana, Logística e Transporte (Mult).

A comitiva visitou a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, onde conversaram com as empresas Agrale e Randon, além de representantes das secretarias dos Transportes e de Minas e Energia, empresa Trensurb e as prefeituras de Porto Alegre e Canoas. Os chineses devem enviar comitivas técnicas para visitar Trensurb, Cerro Chato e Agrale.

Sobre a CRRC

As principais atividades da CRRC abrangem a produção de equipamentos de transporte ferroviário, infraestrutura urbana, novos materiais, indústrias, serviços e negócios de importação e exportação. Com investimento de 1,408 milhão de euros para pesquisa e desenvolvimento, a empresa do governo chinês ocupou o 96º lugar, em investimento, entre as empresas globais para pesquisa e desenvolvimento em 2016. A comitiva entregou ao governador uma miniatura de um dos trens que fabrica na China, e que tem potência para viajar a 380 km/h.

O governador Ivo Sartori afirmou que a presença de mais uma empresa estrangeira no estado deve colaborar para a atração de mais investimentos. “Para nós, é extremamente importante os investimentos estrangeiros para termos uma economia mais desenvolvida, que ofereça melhores condições de vida para os gaúchos”, disse.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS