· Pistas duplas devem ser ampliadas de 63,47 km para 182,93 km
· Leilão é parte de projeto de concessão que totaliza 1.131 km
“Este primeiro edital consolida o acerto de uma parceria que deve se tornar referência para outros estados e que vai elevar o patamar da logística da Serra Gaúcha à altura de sua vocação turística e econômica. Conseguir colocar de pé uma concessão rodoviária com mais de 100km de duplicação em trecho de serra demonstra a qualidade dos nossos estudos e a atratividade do ativo para a captação do investimento privado”, declara o diretor de Concessões e Privatizações do BNDES, Fábio Abrahão.
Serão realizados investimentos de mais de R$ 3 bilhões em ampliações e melhorias que proporcionarão maior fluidez do trânsito e segurança por meio da redução da quantidade de acidentes. O futuro concessionário terá a obrigação de praticamente triplicar a extensão de trechos em pista dupla – que aumentarão de 63,47 km para 182,96 km –, além de implantar 26,98 km de terceiras faixas em pistas duplicadas. Também estão previstas 45 novas passarelas, 110 dispositivos de interseção, a implantação de ciclovia interligando as cidades de Caxias do Sul e Farroupilha e pontos de passagens de fauna, algo inédito na região sul do país.
“Teremos um volume significativo de obras, de empregos gerados e, o mais importante: um aprimoramento da infraestrutura rodoviária para o usuário”, destaca o diretor do BNDES.
Previsto para 13 de abril, o leilão terá como critério o menor valor de tarifa pedágio, sem limite de desconto, porém com exigência de aporte de capital próprio a cada ponto percentual de deságio.
“Essa é uma condicionante importante para garantirmos que os investimentos e as obras contratadas de fato aconteçam. Não adianta ter um leilão bem-sucedido para, no futuro, termos problemas no contrato. O modelo escolhido protege o interesse do usuário ao reservar uma quantia específica de capital no projeto”, explicou Abrahão.
S