Search
Close this search box.

Construção da UHE Bom Retiro da Certel vai aproveitar barragem de eclusa para eliminar impactos ambientais

Barragem do Bom Retiro/ Foto/Divulgação

A barragem eclusa de Bom Retiro, no trecho do rio Taquari, próximo à cidade de mesmo nome, implantada há 46 anos, deverá permitir uma condição diferenciada para a construção de uma usina hidrelétrica de 35,18 MW da Certel. Como o reservatório da barragem está consolidado, a implantação da usina não deverá causar qualquer alagamento, eliminando os impactos ambientais normalmente associados a esse tipo de obra.

A cooperativa acaba de receber a licença de instalação da Fepam, que vai permitir o início das obras – ainda indefinido. A obra da barragem-eclusa de Bom Retiro do Sul foi iniciada em 1959 e sua conclusão estava prevista para cinco anos depois. Entretanto, depois de erguidos apenas quatro pilares, a construção foi paralisada, e retomada somente durante o governo do presidente Arthur da Costa e Silva, natural de Taquari.
Reiniciada em 1969, foi concluída em 1977, o que permitiu a navegação entre o porto de Rio Grande e o vale do Taquari, com uma hidrovia de 432 km.

A casa de força da UHE Bom Retiro será localizada na margem do rio Taquari que pertence ao Município de Cruzeiro do Sul, de onde partirá uma linha de transmissão de 69 KV, que irá se conectar a outra já existente, entre as subestações Venâncio Aires 1 e Estrela 2.

A construção da UHE Bom Retiro vai demandar cerca de R$ 250 milhões em investimentos e cerca de 500 postos de trabalho diretos e indiretos, beneficiando cerca de 100 mil clientes.
Com sua implantação a cooperativa passará a contar com cinco usinas geradoras de energia renovável.

Orgulho dos associados
“Mais uma vez, a Certel inova em suas atividades e mostra que não basta ser a maior e mais antiga cooperativa de infraestrutura do país, mas que é preciso olhar sempre à  frente”, comemorou o presidente Erineo José Hennemann.
“São pessoas que não pensam apenas no hoje, mas mantêm a cabeça aberta para o futuro”, acrescentou. “E isso é o maior motivo de orgulho para os associados da Certel, pois a cooperativa não parou e avança passo a passo com a região”.

Atualmente, a Certel opera  PCH Salto Forqueta (6,1 MW) e PCH Rastro de Auto (7,02 MW), no rio Forqueta, entre Putinga e São José do Herval; CGH Boa Vista (0,7 MW), no arroio Boa Vista, em Estrela; e a PCH Cazuza Ferreira (9,1 MW), no rio Lajeado Grande, no distrito de mesmo nome, município de São Francisco de Paula.

Ações ambientais

A Biolaw Consultoria Ambiental, empresa de Porto Alegre, responsável por todo o processo de licenciamento da UHE Bom Retiro, desenvolveu o Plano Básico Ambiental que deve ser executado imediatamente, com ganhos ambientais para a região, segundo seu sócio-diretor, biólogo Adriano Cunha.

“ Dadas as condições nas quais será construída, a UHE não deverá causar qualquer alagamento e isso deverá reduzir grandemente os impactos sobre fauna, flora e as pessoas que habitam as margens do rio Taquari”, diz Cunha. “Com relação à passagem de peixes, hoje há uma escada ineficiente, que será substituída por um mecanismo de transposição para garantir a migração dos dourados, piavas e vogas “

Ainda segundo o biólogo, “a supressão de vegetação vai se restringir a 400 m2 de formação secundária no local da casa-de-força”. Entre outras ações está prevista uma integração com o Ministério Público Estadual para o ordenamento e a recuperação das faixas ciliares da bacia do Taquari, concluiu o diretor da Biolaw.

 

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Publicidade