Search
Close this search box.

Copel tem carteira de projetos de PCHs em parceria com setor privado que somam 150,70 MW

PCH Bela Vista entrou em operação no dia 15 deste mês/Divulgação

Com uma carteira de projetos de PCHs que somam 150,70 MW, em parceria com outras empresas do setor, a Copel iniciou neste mês a operação comercial da PCH Bela Vista de 29,81 MW. Esta é a sexta PCH da empresa, que opera ainda, na fonte hídrica, com cinco CGHs e outras cinco UHEs.

Com três unidades geradoras ao total de 29,322 MW e 0,488 MW na unidade instalada na casa de força complementar, a PCH Bela Vista  foi construída em tempo recorde e entregue dois anos antes do prazo previsto.

Localizado no rio Chopim, entre os municípios de Verê e São João, no Sudoeste do Paraná, o investimento demandou recursos de R$ 224 milhões do próprio caixa da empresa.
A energia produzida por Bela Vista será encaminhada para o sistema através de uma linha de distribuição de alta-tensão de 138 mil Volts (kV) até a subestação da Copel em Dois Vizinhos, também no Sudoeste. A extensão da nova conexão é de 18 quilômetros. A autorização federal para construir e operar a PCH pertence à SPE Bela Vista Geração de Energia S.A. – subsidiária integral da Copel Geração e Transmissão.

A PCH Bela Vista é a trigésima usina de propriedade da Copel, das quais 17 são hidrelétricas, 1 termelétrica e 12 eólicas. A capacidade instalada total dessas usinas é de 4.867.91MW.

Com contratos no mercado regulado com distribuidoras de energia que passarão a vigorar apenas em 2024, a Copel vai aproveitar a antecipação da obra para gerar energia para o mercado livre, segundo o diretor-geral de Geração e Transmissão da Copel, Moacir Carlos Bertol.

Foram comercializados 14,7 MW da energia da PCH Bela Vista no 28º Leilão de Energia Nova (A-6) da Aneel, em 31 de agosto de 2018, com início do suprimento em janeiro de 2024.

Os contratos de fornecimento foram efetivados com vinte distribuidoras de energia, inclusive a Copel Distribuição. No período que antecede o início do atendimento a esses contratos, a energia da PCH será comercializada no ambiente de contratação livre pela Copel Mercado Livre.

A Copel tem ainda as seguintes unidades em desenvolvimento em parceria com outras empresas do setor: UHE Dois Vizinhos (36,70 MW);  PCH Verê (30,0 MW); PCH São Jorge ( 24,0 MW); PCH Foz do Curucaca (30 MW) ; PCH Salto Alemã ( 30 MW).
Inda na fonte hídrica, a  empresa vai investir R$ 450 mihõesna UHE Salto Grande (49 MW) que teve LP emitida neste mês.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Publicidade