Copel tem carteira de projetos de PCHs em parceria com setor privado que somam 150,70 MW

0
249
PCH Bela Vista entrou em operação no dia 15 deste mês/Divulgação

Com uma carteira de projetos de PCHs que somam 150,70 MW, em parceria com outras empresas do setor, a Copel iniciou neste mês a operação comercial da PCH Bela Vista de 29,81 MW. Esta é a sexta PCH da empresa, que opera ainda, na fonte hídrica, com cinco CGHs e outras cinco UHEs.

Com três unidades geradoras ao total de 29,322 MW e 0,488 MW na unidade instalada na casa de força complementar, a PCH Bela Vista  foi construída em tempo recorde e entregue dois anos antes do prazo previsto.

Localizado no rio Chopim, entre os municípios de Verê e São João, no Sudoeste do Paraná, o investimento demandou recursos de R$ 224 milhões do próprio caixa da empresa.
A energia produzida por Bela Vista será encaminhada para o sistema através de uma linha de distribuição de alta-tensão de 138 mil Volts (kV) até a subestação da Copel em Dois Vizinhos, também no Sudoeste. A extensão da nova conexão é de 18 quilômetros. A autorização federal para construir e operar a PCH pertence à SPE Bela Vista Geração de Energia S.A. – subsidiária integral da Copel Geração e Transmissão.

A PCH Bela Vista é a trigésima usina de propriedade da Copel, das quais 17 são hidrelétricas, 1 termelétrica e 12 eólicas. A capacidade instalada total dessas usinas é de 4.867.91MW.

Com contratos no mercado regulado com distribuidoras de energia que passarão a vigorar apenas em 2024, a Copel vai aproveitar a antecipação da obra para gerar energia para o mercado livre, segundo o diretor-geral de Geração e Transmissão da Copel, Moacir Carlos Bertol.

Foram comercializados 14,7 MW da energia da PCH Bela Vista no 28º Leilão de Energia Nova (A-6) da Aneel, em 31 de agosto de 2018, com início do suprimento em janeiro de 2024.

Os contratos de fornecimento foram efetivados com vinte distribuidoras de energia, inclusive a Copel Distribuição. No período que antecede o início do atendimento a esses contratos, a energia da PCH será comercializada no ambiente de contratação livre pela Copel Mercado Livre.

A Copel tem ainda as seguintes unidades em desenvolvimento em parceria com outras empresas do setor: UHE Dois Vizinhos (36,70 MW);  PCH Verê (30,0 MW); PCH São Jorge ( 24,0 MW); PCH Foz do Curucaca (30 MW) ; PCH Salto Alemã ( 30 MW).
Inda na fonte hídrica, a  empresa vai investir R$ 450 mihõesna UHE Salto Grande (49 MW) que teve LP emitida neste mês.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome aqui