Correios montam megaoperação logística para as entregas de Natal

Miguel Martinho/Divulgação

Principal agente de entregas a domicílio do país, os Correios estarão em cheque neste Natal. Isso porque será a primeira vez na história do varejo brasileiro que as vendas online deverão superar as de shoppings centers.
Segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 40% dos brasileiros concentrarão suas compras de Natal na internet.
A estimativa dos Correios é de que o volume de entregas cresça entre 20 e 25%, em comparação aos demais meses do ano. Para encarar, esse desafio a empresa traçou uma estratégia para reforçar o seu quadro que deverá incluir a contratação de 1.700 empregados temporários, além dos  108 mil empregados próprios. Tudo isso respaldado em mais de 10 mil unidades operacionais, entre agências, centros de tratamento, centros de distribuição e de logística.
Para o transporte, serão utilizadas 1.600 linhas terrestres e 11 linhas aéreas, juntamente com mais de 25 mil veículos, entre motos, veículos leves, pesados e balsas a serem utilizadas na região amazônica.  Ao todo, serão 17 linhas adicionais de transporte regular e cinco contratos de linhas extras que serão utilizadas na medida da necessidade, abrangendo os principais mercados.
Além disso, no Centro de Tratamento de Encomendas de Cajamar, principal hub logístico dos Correios situado em São Paulo, uma nova máquina de triagem automatizada para pequenas encomendas foi colocada em funcionamento em novembro e dobrará a capacidade de leitura de objetos na unidade que, hoje, é de 12 mil/hora.  Tanto os serviços de encomenda expressa como os de segmento econômico seguem os padrões de entrega do mercado, informou à Empresa Brasil o vice-presidente de operações dos Correios, Miguel Martinho dos Santos Júnior.
A empresa entrega cerca de 1 milhão de encomendas por dia, das quais 70% são provenientes de e-commerce.

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