Dragagem do canal de acesso do Porto de Rio Grande será concluída até o final de junho

Fernando Estima/Divulgação

Até o final de junho, a dragagem do canal de acesso do Porto de Rio Grande deverá estar totalmente concluída, segundo afirmou nesta quinta-feira o superintendente dos Portos do Rio Grande do Sul, Fernando Estima. Em palestra na Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande, o executivo lembrou que a judicialização e o período de obra parada geraram um aumento significativo no custo da obra.

“A judicialização do processo fez com que todos revisassem os procedimentos, se certificassem e estamos realizando a obra dentro de tudo aquilo que foi acertado entre todos os envolvidos”.

Hoje o estágio da obra ultrapassou  65% do cronograma físico e sua conclusão está prevista para o final de junho, iniciando-se, na sequência, a fase de homologação do novo calado do Porto de 14,4 metros, que passará a ser o maior do país, acrescentou.

Ao apresentar seus planos de gestão, Estima listou três eixos temáticos definidos como prioritários pela nova administração: revisão do modelo de gestão; plano de dragagem constante e controle de tráfego portuário.

“Além disso, precisamos falar sobre a hidrovia. Tivemos mais viagens na hidrovia do que no longo curso e às vezes parece que ela está morta. Precisamos melhorar, ampliar e ver o modelo de gestão que queremos”, afirmou.

Estima destacou a necessidade de industrialização do Estado e da criação de um conceito de Porto-Indústria utilizando a retroárea e o Distrito Industrial. “São 2,5 mil metros quadrados de áreas disponíveis. Estive com dirigentes de outros portos e muitos vieram dizer que queriam ter o que temos aqui”, explicou ele.

A obra de dragagem do canal de acesso iniciou em 29 de outubro do ano passado e o custo previsto, na época, era de R$ 368 milhões, com recursos do governo federal. Não foi divulgada a informação sobre o seu custo final, que, como informou Estima, sofreu acréscimos devido às paralisações determinadas pelo Ibama.

 

 

 

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