EGR mantém tarifas de pedágios apesar do aumento dos insumos

Nelson Lidio/Divulgação

Congelados desde 2007 – em 2013, quando o governo anterior estatizou as concessões, ele retroagiu os preços até aquele ano, o que representou um recuo de 25% para carros, 40% para ônibus e 65% para caminhões –, os preços das tarifas de pedágios das rodovias administradas pela EGR ainda não têm data para reajuste.  Nelson Lidio Nunes, presidente da empresa, em entrevista a MODAL, afirmou que, apesar do aumento dos insumos, eles estão sendo mantidos graças a uma série de medidas da nova administração, entre essas o corte de convênios e de contratos da gestão anterior, com valores estimados em cerca de R$ 45 milhões em 2015.

Parte do primeiro ano da nova administração, segundo Nelson Lidio, foi totalmente dedicado à reestruturação da empresa. “Não havia sequer um Centro de Controle Operacional (CCO), que permite obter informações em tempo real para tomadas de decisões em todo o sistema”, informou.

Contratos de manutenção

Entre as inovações, Nelson Lidio informou que está refazendo os contratos de manutenção de todas as rodovias em lotes específicos, o que permite maior controle e melhor nível de responsabilidade de parte das empresas. Dos investimentos previstos para este ano, faz parte o viaduto de 4,1 quilômetros de extensão, localizado em Santa Cruz do Sul, orçado em R$ 25 milhões,  melhorias na ERS-239 e restauração da RSC-287, entre a BR – 386 e Paraíso do Sul. Dado  ao grau de deterioração das rodovias, a EGR, segundo Nelson Lidio, estuda a formalização de um convênio com o DAER  para a implantação de um programa de instalação de balanças, a fim de coibir o excesso de peso de caminhões de transporte. “O fato é que as estradas –  como, por exemplo, a RSC-287 – , foram planejadas para uma movimentação entre 3 a 4 mil veículos/ dia e hoje passam mais de 13 mil veículos/ dia, sem falar nos caminhões que transportam até 14 toneladas acima da sua capacidade nominal.”

Sinalização

Além de uma série de restaurações e de melhorias em vários trechos das rodovias, a nova administração da EGR iniciou um novo programa de sinalização de seus 982 quilômetros, que deverá levar cerca de um ano até a conclusão dos projetos, com investimentos previstos de cerca de R$ 30 milhões para sua implementação. As licitações serão feitas por meio de pregão eletrônico, em três lotes de 300 quilômetros cada.
Outro programa prevê a licitação de empresas para a manutenção das 14 praças de pedágio, que inclui serviços de TI e da parte elétrica. O lançamento dos editais está previsto para o início do próximo ano. Projeto

Sobre a perspectiva de a empresa ampliar suas ações, Nelson Lidio informou que uma das primeiras obras poderá ser um trecho de 10 quilômetros na ERS-235, que liga Gramado a Nova Petrópolis.  “Ainda precisamos contratar o projeto para poder dar início ao processo”, explicou.

Com uma estrutura enxuta de 69 funcionários que representa um custo administrativo de cerca de 8% da receita líquida, a empresa deverá investir neste ano cerca de R$ 80 milhões, o que deve se repetir em 2017.  Em 2016, a receita bruta deverá alcançar R$ 194 milhões.

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