Fundação Bill & Melinda Gates e o BEI acertaram parceria para financiar projetos de geração de energia limpa em substuição ao uso intensivo de fósseis

0
178
Werner Hoyer, presidente do Banco Europeu de Investimento, e Bill Gates/Divulgação

Bill Gates, copresidente da Fundação Bill & Melinda Gates e presidente da Breakthrough Energy Ventures, e o presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI), Werner Hoyer, avançaram em um projeto de cooperação estreita entre filantropia e finanças públicas para investir no desenvolvimento sustentável e no clima.

“Quer você esteja falando sobre melhorar os resultados em saúde e desenvolvimento globais ou combater as mudanças climáticas, as ferramentas que temos hoje não são suficientes para resolver os desafios que enfrentamos. É ótimo ver o Banco Europeu de Investimento aumentando seu envolvimento com organizações filantrópicas e o setor privado, incluindo a Fundação Gates e a Breakthrough Energy Ventures, para acelerar o progresso nessas áreas. Essas parcerias ajudarão a aumentar o investimento em capital humano, reduzir a desigualdade global e estabelecer as bases para uma prosperidade sustentável ”, disse Bill Gates.

“O Banco Europeu de Investimento congratula-se com a oportunidade de trabalhar com a Fundação Gates para combinar nossa experiência em desenvolvimento, clima e finanças. A cooperação entre o Banco da UE e a Fundação Bill & Melinda Gates aumentará o acesso a testes médicos confiáveis em toda a África e aumentará a pesquisa para curar a malária, e a parceria com a Breakthrough Energy Ventures acelerará a implantação de novas tecnologias para substituir a geração de energia com uso intensivo de fósseis. Estamos ansiosos para aumentar nossa parceria, apoiando tecnologias inovadoras para ação climática e combater doenças infecciosas e expandir o escopo de nosso compromisso conjunto nos próximos anos”, disse Werner Hoyer, presidente do Banco Europeu de Investimento.

Os dois discutiram os planos do BEI de duplicar o financiamento de ações climáticas e sustentabilidade ambiental, entre outros tópicos. Eles acreditam que “o investimento para aumentar a adoção de novas tecnologias energéticas é essencial para reduzir as emissões de carbono”.

No início deste ano, a Breakthrough Energy Ventures e o Banco Europeu de Investimento lançaram o fundo Breakthrough Energy Ventures-Europe, de € 100 milhões, destinado a apoiar empresas que desenvolvem tecnologias inovadoras de energia que podem ser usadas para transporte, agricultura, indústria, edifícios e eletricidade limpos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome aqui