Gabardo investe em 100 novos caminhões e diversifica atuação

Foto: Divulgação

O ano de 2017 tem sido suntuoso para a Transportadora Gabardo, de Porto Alegre, especializada em logística no transporte nacional e internacional de veículos. Desde o começo do ano a empresa adquiriu 100 cavalos mecânicos novos e contratou cerca de 300 motoristas. Ao ser questionado sobre o motivo dos investimentos, o fundador da empresa, Sérgio Mário Gabardo tem pronta a resposta: aumentou o serviço.

A Gabardo atende as duas fábricas da Hyundai, além de Peugeot e Citroën, mas na sua carteira de clientes aparecem nomes como Scania, Ford, VW e Agrale. Contando com um total de mil caminhões-cegonha, a empresa realiza cinco mil viagens por mês para todo Brasil, além de Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia e Peru. “Somente para a Hyundai são cem viagens todos os dias”, diz o empresário, acrescentando que ao final de um ano o volume transportado chega a 400 mil unidades, além de ser responsável por todos os PDIs (Pre Delivery Inspection) dos veículos.

A década da diversificação

Sérgio Gabardo nasceu em Bento Gonçalves, mas foi registrado em Nova Bassano, ambas na Serra Gaúcha. Foi agricultor e caminhoneiro. Ingressou no transporte de veículos em 1982 atendendo à montadora Miura. Em 1989 fundou oficialmente a sua transportadora e três anos depois, com a abertura econômica, obteve uma grande expansão no transporte de veículos. Dirigiu caminhão até meados de 1998, quando passou a conciliar as viagens com a administração da empresa. O ano de 2000 marca o início do processo de diversificação das atividades.

Criou a RG LOG, dedicada ao transporte de grãos, combustíveis, sucos cítricos e a tudo que não seja veículos, cujo crescimento motivou a contratação de outros 300 motoristas neste ano. Ingressou no mercado de concessionárias de veículos com a logomarca Gala. Possui uma em Pelotas, que comercializa a marca Hyundai e em breve inaugura outra, desta vez com a bandeira Renault A nova modelagem do grupo inclui ainda a Gabardo Empreendimentos Imobiliários, que administra a construção e locação de imóveis comerciais e a Gabardo Agro, destinada a criação de gado Angus. “Tem mais coisas pela frente e grande”, avisa.

Eficiência premiada

Para dar conta de tanta coisa, Sérgio utiliza dois aparelhos celulares sobre a mesa. Com os motoristas ele não tem problemas. Criou um sistema que premia os melhores a ter o direito de adquirir o próprio caminhão, abrir uma empresa e trabalhar para a Gabardo gerenciando dez motoristas. A condição é não ter cometido nenhuma irregularidade em cinco anos. “Tenho motorista aqui dentro que é diretor”, orgulha-se. Hoje há 163 PJs. “Pergunta para qualquer motorista se ele quer sair da Gabardo”, provoca.

A doutrina da Gabardo é ser solução para o cliente. A água para chegar ao oceano, como gosta de comparar. “Todos os dias temos que acordar para ser melhor”, ensina.

Por Guilherme Arruda

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Publicidade