Gabriel Ritter, da Fepam, aos investidores de PCHs: “Não desperdicem recursos com maus projetos ambientais”

0
285
Gabriel Ritter, da Fepam, no 3º seminário sobre o potencial das centrais hidrelétricas/Foto: Revista Modal

Gabriel Simioni Ritter, diretor técnico da Fepam, aproveitou o 3º seminário sobre o potencial das centrais hidrelétricas para transmitir um recado importante aos empreendedores do setor. Lembrou que de um total de 93 projetos de PCHs analisados depois da publicação da portaria nº 039/2017, 37 ainda aguardam complementação devido à insuficiência de dados. Em seguida afirmou que a Fepam está fazendo a parte dela, com analistas dedicados e compenetrados para análises seguras e robustas. O que é preciso buscar é justamente esse vermelho dos projetos que aguardam complementação. “Quando se apresenta um projeto, contrata-se um bom advogado para apresentar a documentação necessária. O melhor projetista para conseguir gerar maior quantidade de energia. Quando a questão é a área ambiental, ficam com o mais em conta. Tem de mudar. É preciso contratar pessoas sérias. Se não entrar na Fepam projeto sério, vamos continuar nessa lenga-lenga, pedindo complementação. Nesse vaievém constante. Contratem pessoas sérias, as que irão facilitar o trabalho dos analistas”, enfatizou. “Somente estudos robustos irão fazer as licenças ficarem pé”, completou.
Incremento de projetos

Na sequência, informou que desde a edição da portaria nº 039/2017 houve um incremento de 31% no número de projetos enviados à Fepam, “o que significa que mais investidores querem investir no RS e têm chances de conseguir as licenças ambientais de uma forma segura e mais rápida, o que foi reforçado mediante a Resolução nº 388/2018”.
“Temos hoje 65 MW em obras, com investimentos de R$ 450 milhões no RS, no setor, e mais R$ 2,3 milhões para unidades de conservação Esse é um legado que está sendo consolidado”, reiterou. “Essas licenças são firmes e robustas, o que significa que as obras não serão paralisadas”.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome aqui