Grupo Exicon lança plataforma online de negócios para alavancar corrente de comércio exterior

Com a ascensão da economia digital, no comércio exterior os padrões estão cada vez mais altos. Não somente para atender as expectativas dos clientes, mas também para acompanhar os concorrentes. Em linha com as novas tendências do mercado, o grupo Exicon, de Porto Alegre, além de migrar o seu banco de dados para versões mais recentes, com mais segurança e agilidade, vem desenvolvendo uma plataforma online que envolve o uso de tecnologias low code e design UX.

O novo produto está sendo utilizado por todos os times de operação, o que compreende aproximadamente 20 usuários e, neste mês, será liberado para o uso direto de clientes e parceiros.

De acordo com Alexandre Bücker de Souza, diretor-geral do grupo Exicon, além de uma gestão mais eficiente dos processos, a plataforma irá expandir a capacidade de originação do grupo e conectar suas duas expertises: comércio exterior e crédito. “A iniciativa está alinhada com o movimento de transformação digital, que ganhou  tração dentro na empresa, expandindo sua proposta de valor no digital”, completa.

 

Segurança cibernética

Atento às ameaças de ransomware, dado ao crescente volume e velocidade das violações de dados em setores de todo o mundo, o grupo fortaleceu sua  segurança cibernética por  meio de uma solução de backup imutável de última geração em conjunto com uma solução EDR ( Endpoint  Detection and Response ).

Em paralelo, iniciou uma fase de testes com novos produtos financeiros para o comércio exterior, a fim de conceder crédito em uma melhor experiência para os clientes utilizando garantias alternativas, como Bill of landings (BL ) e warrants.

Em relação ao marketing, o grupo está investindo em novas estratégias digitais, em Google Ads, em Facebook Ads, e no setor de inside sales, entre outras ações  para alavancar a conquista de novos clientes e se posicionar como referência também digital no setor.

“Nosso foco é desenvolver diferenciais competitivos  no setor,  em dois pilares: tecnologia e crédito. Através da nova plataforma digital, buscamos oferecer uma gestão de ponta para nossos clientes, bem como um atendimento diferenciado”, assinala Souza.

Crédito para clientes
Em relação ao crédito para clientes, a Exicon iniciou os primeiros testes com uma fintech própria, com o objetivo de oferecer crédito de forma ágil,  simplificada para importadores e exportadores, com  garantias leves, como a carga no mar ou em estoque. “Com isso, nossos clientes podem ter acesso a novas linhas a taxas competitivas, com garantias alternativas sem aumentar seu endividamento bancário, o que potencializa o crescimento de seus negócios ou serve como uma linha de crédito nova para resolver desencontros pontuais no fluxo de caixa”, relata o empresário.

O grupo Exicon encerrou os primeiros sete primeiros do ano com uma queda no volume da corrente de comércio exterior de 17%, em comparação a igual período do ano anterior. Esse recuo, observa Souza, se deve aos preços menores dos produtos exportados e importados, efeito de ações dos bancos centrais dos USA e Europa, com o intuito de combater inflação.

Conforme o empresário, as mais diversas economias com salvas exceções ficaram praticamente estagnadas após o fim da pandemia e retirada dos estímulos fiscais, com o objetivo de acomodar os empregos e rendas, assim como as atividades empresariais. “Para compensar essa queda dos volumes exportados e importados, os nossos serviços de garantia dos valores exportados, cresceu, devido a uma maior necessidade por parte das empresas brasileiras de se proteger dos riscos de não pagamento e default de empresas no exterior”.
Entre as exportações os destaques foram móveis, 19%; calçados, 20 %; compensados de pinus e madeiras serradas, 56%, e outros produtos, 5%. Nas importações, 2% insumos; 3% autofalantes; 5% máquinas; 6% embalagens;8% material gráfico; 45% aços em geral e 31% pneus de carga e passeio.

 

Perto de completar   34 anos de existência, o grupo Exicon celebrou  pela  21ª vez consecutiva o Prêmio Exportação RS, concedido anualmente pela ADVB/RS (Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil), na categoria Destaque Empresas Comerciais Exportadoras e Trading Companies. “Esse prêmio mostra a capacidade de resiliência da empresa no comércio internacional, que exige uma capacidade de adaptação muito grande em função do alto nível de vulnerabilidade dos dias atuais em que enfrentamos pandemia, guerras, movimentos geopolíticos, enfim, uma enormidade de fatores difíceis de prever e controlar, destaca Souza. Sobre a nova âncora fiscal, o empresário espera que sua aprovação garanta “o processo de redução de juros a fim de permitir o crescimento da economia com maior robustez e previsibilidade”.

Mesmo com uma conjuntura de juros elevados e queda da inflação, Souza ainda considera lenta a dinâmica econômica do país. “Apesar desse quadro estamos buscando atingir o faturamento de ano passado, cuja corrente de comércio fechou em US$ 200 milhões”, conclui.

 

 

 

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