Search
Close this search box.

INC inicia a produção  de rebocadores marítimos de múltiplas funções, com o lançamento do Inter XVIII

O estaleiro Indústria Naval Catarinense (INC), de Navegantes (SC), lançou ontem o rebocador multipurpose Inter XVIII. A embarcação,  de alta capacidade de reboque, foi projetada e desenvolvida no período de oito meses . Após passar por uma bateria de testes de força de tração estática  ( Bolard Pull) , ele seguirá para Guaratuba, no Paraná, onde deverá operar pelos próximos anos. O estaleiro INC é um braço da holding internacional Marítima, com atuação nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste.

Com capacidde de deslocamento  carregado de 144,58 tonelladas  e leve de 117,47 toneladas, possui  20,9 metros de comprimento e boca de 6,5 metros, 3,13 metros de pontal, 109 de arqueação bruta, o rebocador Inter XVIII, funciona com dois motores de 829 cavalos de potência cada.

Diretor do estaleiro INC, Josuan Moraes Júnior, informou que a embarcação é uma encomenda da holding controladora do estaleiro e que após as operações no Paraná deverá  entrar no mercado spot para reboques oceânicos, portuários e hidroviários.
Moraes Júnior acrescentou que a embarcação é a primeiro construída no estaleiro, que anteriormente havia construído outros tipos de embarcações, como barcaças, balsas, catamarãs de passageiros, cais flutuantes, dentro outros.
O corpo técnico do INC tem a expertise na construção de mais de cem rebocadores em outros estaleiros.
Com um  corpo técnico dotado de expertise na construção de mais de cem rebocadores em outros estaleiros, o INC  conta com vários pedidos de orçamento  e está em negociações com armadores para a construção de mais rebocadores, agregando esse novo filão de mercado ao seu portfólio, pontuou o executivo.

O INC iniciou 2024  com projetos ousados. Além de novos rebocadores, projeta a construção de ferry boats para veículos e passageiros, barcaças para o transporte de carga em porões, barcas para o transporte de derivados de petróleo, obras de reparo naval e contratos de manutenção.

 

O estaleiro INC opera há cerca de seis anos na margem esquerda do rio Itajaí-Açu, no bairro Volta Grande, e gera uma média de 130 postos de trabalho diretos entre mão-de-obra própria e terceirizada. A empresa dispõe na região de seus principais fornecedores e prestadores de serviços, o que garante a movimentação de todo o cluster da construção naval na região.
O estaleiro opera com uma capacidade de processamento de até 200 toneladas de aço por mês, tendo iniciado recentemente a produção de embarcações em alumínio.

Segundo nota distribuída pela empresa, a INC inicia ainda neste primeiro trimestre a construção de um dique flutuante que irá permitir docar e desdocar embarcações com mais segurança e agilidade e aumentar a sua capacidade  e modernização de sua área produtiva, o eu será viabilizado por meio de recursos do Fundo de Marinha Mercante repassados em dezembro do ano passado.

O Fundo da Marinha Mercante é um fundo de natureza contábil, destinado a prover recursos para o desenvolvimento da Marinha Mercante e da indústria de construção e reparação naval brasileiras (art. 22 da Lei nº 10.893/2004)

O FMM é administrado pelo Ministério dos Transportes, por intermédio do Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM), e tem como principal fonte de recursos o Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante  (AFRMM).

 

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Publicidade