Um dos mais bem sucedidos cases de empreendedorismo no Rio Grande do Sul, a Ludfor, de Bento Gonçalves (RS), completou em 25 de outubro, 25 anos de atividades. Nascida no segmento de assessoria e gestão de consumo de energia, a empresa logo conquistou uma série de clientes oriundos da serra gaúcha, região em que os setores metal mecânico e moveleiro têm forte presença na economia local.
“Naquele tempo o mercado de gestão de energia ainda era incipiente. Todavia, os custos para a indústria começaram a descolar-se do índice de inflação, o que valorizava nosso trabalho”, afirma o fundador da empresa Valdir Ludwig.
Em 2005, o engenheiro Douglas Ludwig assumiu o desafio de dar continuidade ao trabalho de seu pai, juntamente com o seu sócio Gilney Braido. O desejo de expandir e a visão de futuro estimularam novas estratégias e assim surgiu o nome Ludfor, derivado da união das famílias do casal Valdir Ludwig e Inês Foresti.
Em 2009 a empresa passou a atuar no mercado livre de energia, segmento que, apesar de ter sido criado em agosto de 1998, ainda se mantinha incipiente. Com foco no Rio Grande do Sul, a partir de 2013 a empresa passou a operar com filiais em Santa Catarina, Paraná e São Paulo, ampliando o número de clientes.
O ano de 2018 foi marcado pela inauguração de sua nova sede administrativa e migra de uma sala comercial de 200m² para uma edificação de 1917m² , na mesma cidade de Bento Gonçalves (RS).
Driblando a pandemia
Em 2020, mesmo com a pandemia da Covid-19 e com seus colaboradores em home office, a Ludfor continuou na busca de novos clientes. Até o momento, a previsão é de que no segundo semestre deste ano cerca de 170 novos clientes ingressem no mercado livre sob a gestão da Ludfor, com um crescimento de 56,52% em relação a igual período de 2019.
Hoje, com um total de 67 colaboradores especialistas em energia, a Ludfor opera em todo o Brasil na gestão de mais de 1.200 unidades consumidoras. Do total de suas receitas, 80% são geradas pela área de gestão de consumidores do mercado livre de energia, com o restante do segmento de gestão de geradores.
Mercado livre
Sobre os cenários para 2021, o empresário mantém o otimismo no crescimento da empresa que, segundo ele, é sustentado por sua própria característica, ou seja, “foco nos métodos e processos, aliados a um treinamento contínuo da equipe e comprometimento total com a satisfação do cliente”. “Quando uma empresa obtém resultados e possui um atendimento personalizado para seus clientes como a Ludfor, eles mesmos indicam os nossos trabalhos para os seus parceiros” acrescenta.
De olho na expansão do mercado livre prevista para para janeiro de 2021, a empresa projeta ampliar o seu quadro para 80 colaboradores. “A abertura do segmento será uma das mais importantes entre as mudanças previstas para o setor elétrico nacional e vai permitir aos consumidores a compra de energia convencional a partir de 2021 “, assinala Douglas Ludwig.
Estratégia
Como estratégia de crescimento, a Ludfor priorizou investimentos em geração limpa por meio de PCHs e CGHs . Hoje, a empresa conta com um total de 27 empreendimentos em operação e construção, ao total de 63,25 MW de capacidade instalada, no equivalente a R$ 180 milhões em investimentos com recursos próprios.
“Os investimos em geração de energia continuarão a se expandir de forma prioritária na geração hídrica, na construção de PCH’s e CGH’s. A fonte solar fotovoltaica começará a entrar em nosso radar com o avanço da tecnologia “, complementa.