Minas Gerais vai ganhar uma das maiores usinas fotovoltaicas do mundo

0
46

A empresa espanhola Solatio Energia irá desenvolver cerca de 7.212 MW de usinas fotovoltaicas no estado de Minas Gerais, o que significará um investimento de US$ 5,4 bilhões até 2023. Os projetos serão implantados em dez municípios, segundo a agência do governo de Minas Gerais.

O presidente da Solatio no país, Pedro Vaquer, disse ao governador Romeu Zema que aproximadamente 70% do projeto será concluído até o final de 2022. Os outros 30% estão previstos para 2023. “São contratos que não precisam de leilão do governo porque são projetos de energia contratados no mercado livre”, disse Vaquer.

Do montante anunciado, a empresa espanhola garante que mais de US$ 640 milhões “já são investimentos consolidados em Minas Gerais, em referência a 782 MW”. O restante do investimento irá para a produção de 6.430 MW nas plantas anunciadas para os próximos quatro anos.

Em sua apresentação ao governador, Pedro Vaquer declarou que a energia a ser desenvolvida pela Solatio poderia fornecer mais de sete milhões de residências.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Minas Gerais lidera o ranking nacional de geração distribuída, seguido pelo Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso. Minas Gerais possui uma potência fotovoltaica instalada de 173,9 MW, o que representa 18,9% da produção nacional.

Também afirma que existem “os melhores incentivos fiscais para a geração distribuída no país”, desde 2015 também concede a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que isenta o pagamento do referido imposto aos cidadãos que optam para gerar sua própria energia.

Com mais de 20 anos de experiência no setor fotovoltaico e com mais de 120 projetos na Europa, a Solatio está no Brasil desde 2009 e é maior desenvolvedora de projetos solares da América Latina. Conta com mais de 6 GW desenvolvidos sendo os mais competitivos do mercado em todos os respectivos setores: ACR (Ambiente de Contratação Regulada), ACL (Ambiente de Contratação Livre – Mercado Livre) e GD (Geração Distribuída

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome aqui