No dia mundial do vento: Brasil completa 19 GW de capacidade instalada de energia eólica

Parque eólico de Osório/Divulgação

O setor de energia eólica comemora, neste dia mundial do vento, 15 de junho, a marca de 19 GW de capacidade instalada de energia eólica, com 726 parques eólicos e mais de 8.500 aerogeradores. Essa infraestrutura gerou, no ano passado, 57 TWh de energia, o que, na média mensal, é suficiente para abastecer 28,8 milhões de residências por mês, o que significa uma população de cerca de 86,4 milhões de pessoas. Desde 2019, a energia eólica é a segunda fonte da matriz elétrica brasileira., diz nota divulgada à imprensa pela ABBeólica.

Em 2020, o Brasil manteve a sétima posição no Ranking Mundial do GWEC (Global Wind Energy Council) e, considerando capacidade nova instalada no ano passado, o Brasil foi o terceiro país que mais instalou energia eólica no mundo. Ao total, a indústria eólica investiu R$ 20,6 bilhões no Brasil, de acordo com a Bloomberg New Energy Finance (BNEF).

No que se refere à qualidade dos ventos, importante citar que o Brasil tem um fator de capacidade (dado que mede a produtividade dos ventos) acima da média mundial. No ano passado, por exemplo, o fator de capacidade no Brasil foi de 40,6%, sendo que chegamos a registrar mês de média com 59% durante a safra dos ventos. Para efeito de comparação, a média mundial é de  35%.

 Futuro

Até 2024, o Brasil terá pelo menos 30 GW de capacidade instalada de energia eólica. “Com novos leilões, este número será maior. Devido à pandemia, o ano de 2020 foi claramente cheio de desafios para todos nós, incluindo o setor de energia.  Por outro lado, a boa notícia é que o mercado livre tem se tornado muito importante para o setor eólico, sendo que em 2018 e 2019 já havíamos vendido mais no ACL que no ACR. Nosso desempenho no ACL em 2020 foi muito bom e isso é um bom sinal para a cadeia produtiva, que seguiu fechando novos negócios e, portanto, segue otimista para o futuro. Embora não exista um banco de dados específicos para mercado livre, estimamos que foram fechados cerca de 3 GW de novos contratos no ACL em 2020, o que mantém a cadeia produtiva investindo, trabalhando e gerando empregos”, analisa Elbia , presidente executiva da ABEEólica..

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Publicidade