Plataforma Ecotx planeja triplicar base de clientes em 2022 e expandir área de GD

0
637
Plataforma auxilia o desenvolvimento das usinas de geração

Os insights derivados da análise de dados estão capacitando um número cada vez maior de empresas em vários segmentos. No setor elétrico, a crescente descarbonização e a descentralização das redes de energia requerem soluções mais inteligentes e flexíveis – e é aí que entram ferramentas inovadoras como GIS, Big Data e inteligência artificial.

Além de permitir a definição sobre negócios com informações sólidas, confiáveis e atualizadas que permitem a mitigação de riscos, essas tecnologias são capazes de  desenvolver estratégias focadas no futuro.

Foi com esse objetivo que a plataforma Ecotx Data Energy, de Curitiba (PR), lançou seu projeto em 2019, o qual  teve origem em 2018, na Flórida, a partir de um P&D.

Com um poderoso banco de dados georreferenciado automatizado que supre diversas camadas de atuação do Sistema Elétrico Brasileiro (SEB), em 2021, em seu segundo ano de atividades, a empresa alcançou uma base de operação acima de 600 usuários. Entre esses se incluem a British Petroleum Lightsource, em que a plataforma auxilia o desenvolvimento das usinas de geração solar fotovoltaica da empresa no Brasil. Também são exemplos a Canadian Solar Inc; Shell ;CPFL e muitos outros clientes em todo o país.

Para 2022 a previsão é triplicar a base de clientes  e expandir o segmento que atende projetos de GD, cuja lei ainda depende de votação no Senado, lembra o CEO da Ecotx, Paulo Renato Reche. “Estamos muito otimistas em relação ao incremento de demanda que deve deslanchar nesse segmento após a sanção da nova lei”, avalia.

Já com vistas a um novo patamar de clientes, a empresa iniciou negociações com fundos de investimentos a fim de consolidar um reforço de capital. Uma parte será utilizada para a expansão da base de dados e a outra para a contratação de expertises do mercado  e na infraestrutura necessária para dar suporte ao atendimento dos serviços, acrescentou.

Bancos de dados georreferenciados

Hoje, seu  carro-chefe de negócios  é um mapa com todos os bancos de dados georreferenciados e ferramentas de trabalho em um ambiente online de fácil acesso, com ferramentas de engenharia para uso diário.

“ Contamos com projetos de desenvolvimento de produtos de inovação tecnológica para o setor para os próximos 15 anos e isso nos permite almejar uma  consolidação da Ecotx  como a maior base de dados georreferenciado do setor elétrico brasileiro disponível no mercado”, avalia Reche.

“Nunca fez sentido apresentar para um cliente uma tabela com 5 milhões de linhas, mesmo porque o Excel nem consegue abrir um arquivo desses. Nessa linha, sempre buscamos aprimorar a programação, o visual data e  o desempenho dos nossos bots,  otimizando a resolução de problemas com visual direto e de fácil acesso aos clientes  para antecipar as tomadas de decisões”.
Próximas etapas
Quais as próximas etapas? “A ideia é consolidar o segmento de produtos focados para o setor de energia, expandir novas verticais no setor de infraestrutura e expandir para o restante do globo”.

 

 

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome aqui