Portos RS anuncia EVTEA para um novo píer de granéis líquidos

Anúncio do EVTEA do píer de granéis na Intermodal

A EC Projetos, de Florianópolis (SC), vai desenvolver os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) de um novo píer de granéis líquidos no Porto do Rio Grande, anunciou o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, no primeiro dia da Intermodal South America, que se realiza em São Paulo.

Após sua conclusão, o EVTEA será avaliado pela diretoria da Portos RS e pelo Conselho de Administração para posteriormente ser enviado à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Tiago Buss, diretor da EC Projetos, informou à MODAL que a primeira versão do EVTEA será concluída num prazo de 90 dias, devendo, em seguida, receber ajustes e adaptações. O documento final está previsto para o segundo semestre do ano.

Tiago Buss, diretor da EC Projetos

 

Esgotamento

De acordo com o economista, atualmente se observa que as estruturas de atendimento de navios de granéis líquidos no porto do Rio Grande estão com um  nível de serviço operacional em seu limite, perto de seu esgotamento, ao mesmo tempo em que diversos players estão interessados em movimentar mais cargas pelo porto. Desta forma, segundo Buss, o novo projeto possibilitará a ampliação significativa da capacidade de transporte dessas cargas, assim como  melhorias operacionais e de atracação de navios de maior porte no porto. O pier inicialmente será projetado para ser multipropósito, atendendo a demanda de combustíveis, óleo de petróleo, produtos químicos e/ou óleos vegetais

“As definições de layout e forma construtiva do projeto serão feitas ao longo do EVTEA, todavia já se sabe que as dimensões da locação indicam a possibilidade de um berço de aproximadamente 300 metros de comprimento ou mais”, acrescentou.

Os estudos de mercado, segundo o diretor da EC Projetos,  determinarão exatamente quais cargas serão movimentadas pelo novo terminal, assim como a classe de navios que ali atracarão, porém inicialmente se prevê o atendimento de navios da classe aframax, com grande capacidade de transporte, além de berços dedicados ao atendimento de barcaças e também de navios de pequeno porte.

O pier possibilitará a conexão com tancagens localizadas na retroárea, assim como outras possíveis estruturas de transporte de líquidos já existentes ou a serem construídas. As estruturas serão capacitadas para armazenagem de diversos produtos, variando em tamanho e material construtivo, conectados por dutovias e equipamentos de movimentação dos produtos. Os acessos dessas retroáreas poderão ser rodoviários, ferroviário ou dutoviários.

A EC Projetos é uma empresa com mais de 10 anos de mercado, especializada no desenvolvimento de estudos e projetos de análise econômica e de engenharia, atuando principalmente na área de transporte e logística. As metodologias de trabalho são baseadas em literatura especializada da área e no conhecimento técnico e empírico de uma equipe de mais de 20 profissionais especializados. A empresa atua em vários projetos pelo Brasil. Os principais serviços englobam: estudos de mercado;  previsão de demanda para novos investimentos; auxílio no planejamento estratégico;  elaboração e execução de pesquisas de campo, entre outros. A empresajá desenvolveu projetos semelhantes em Santa  Catarina,  Piauí,  São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba entre outros.

Presente no ato de anúncio do EVTEA de um novo píer de granéis líquidos o diretor corporativo do Grupo Cobra, Jaime Llopis, destacou o grande potencial da região sul do estado em termos de qualidade e condição da infraestrutura portuária. “Existem muitas alternativas de otimização dessa infraestrutura logística e portuária, muitas outras atividades industriais que podem ser desenvolvidas na região e a Cobra está olhando várias delas. Fazer realidade esse píer é importante para o desenvolvimento da cidade”, afirmou.

O  gerente do grupo Raizen, Erik Frank, citou a importância estratégica do Porto do Rio Grande e lembrou das operações já realizadas no município pela empresa. “A construção de um novo píer soma a disponibilidade de crescimento da infraestrutura com a demanda que  nós vemos crescendo a cada ano na região e principalmente no Porto do Rio Grande”, afirmou.

 

 

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