A Abdib (Associação Brasileira de Infraestrutura das Indústrias de Base) considerou o resultado do leilão de concessão de quatro aeroportos na esfera federal bastante satisfatório. Conforme o presidente da entidade, Venilton Tadini, a licitação resultou na atração de novos grupos investidores para o setor de infraestrutura brasileiro, com visão de longo prazo e abrindo perspectivas para a modernização e para a expansão da infraestrutura.
“Aperfeiçoamentos instituídos pelo poder público nos editais, contratos e regras do leilão contribuíram para a atratividade dos empreendimentos leiloados de forma bem-sucedida. Houve maior prazo para as empresas interessadas avaliarem os estudos e negociarem a constituição de possíveis consórcios. A possibilidade de investidores aproveitarem uma solução de proteção contra oscilação cambial oferecida pelo governo federal a partir de outorga variável também melhorou condições de atratividade. A introdução do mecanismo de “gatilho” para a expansão de capacidade a partir da evolução da demanda é também importante.”
A Abdib, segundo o dirigente, reconhece os esforços promovidos e considera que o poder público pode intensificar o processo de aperfeiçoamento de diversos aspectos intrínsecos à estruturação e à licitação de concessões. A robustez dos projetos, a qualidade dos estudos e a criação de um ambiente de negócios mais amigável aos investidores são condições importantes para o Brasil recuperar a atratividade e incrementar o fluxo de investimentos na infraestrutura.