Retomada do terminal Santa Clara pelo Tecon estanca perdas de cargas para os portos catarinenses

O Tecon Rio Grande – subsidiária da Wilson Sons – reativa nesta terça-feira a movimentação de contêineres a partir do Terminal Santa Clara, localizado no Polo Petroquímico de Triunfo (RS).  Paralisado desde 2009, a retomada do transporte desse tipo de carga pelo rio Jacuí, entre Triunfo e o Porto do Rio Grande, representa mais um esforço do setor empresarial gaúcho de prestigiar o modal hidroviário, segundo afirmou a Modal o engenheiro Miguel Pires, da Associação Brasileira de Terminais Privados (ABTP/Sul).

A substituição do modal rodoviário pela hidrovia, além de favorecer a questão ambiental e reduzir custos com transporte de caminhões pelas rodovias do Rio Grande do Sul, deverá estancar a crescente perda de cargas conteinerizadas para os portos de Santa Catarina, acrescentou Pires.

“A retomada do Santa Clara é estratégica para o Tecon, e pode ser considerada como uma medida de defesa diante da crescente perda de carga para os portos de Imbituba, Itajaí, São Francisco e os terminais de Navegantes e Itapuã.”

Batizado de Contesc, o Terminal terá uma capacidade de movimentação de carga de 100 mil TEUs, correspondente a 15% do volume de contêineres movimentados no Tecon Rio Grande.  A movimentação de contêineres será feita a partir do Pier IV. Polímeros, fumo, frango congelado, celulose, aço e cavacos de madeira serão alguns dos produtos embarcados em direção ao terminal da empresa em Rio Grande.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Publicidade