Seminário de Políticas Públicas para a Geração Hídrica, a partir das PCHs e CGHs

0
1092

 

A Associação dos Produtores de Energia de Santa Catarina é uma das apoiadoras oficiais do Seminário de Políticas Públicas para a Geração Hídrica a partir das PCHs e CGHs, evento será promovido pela Assembleia Legislativa do estado de Santa Catarina, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado (Fiesc).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link.

O evento tem como objetivo conscientizar a população sobre as políticas públicas relacionadas a geração de energia, discutir e apresentar à sociedade catarinense a indústria e os prestadores de serviços envolvidos na atividade econômica de geração de energia elétrica de fonte hídrica, das PCHs e CGHs, que compõe a diversificação da matriz energética nacional.

Na programação, palestras, debates e apresentação de cases sobre energia renovável, PCHs e CGHs, meio ambiente, embargos, obras, vantagens, licenças ambientais, indústria catarinense, segurança jurídica, empreendedores, financiabilidade de projetos e políticas públicas.

Estarão presentes do Seminário, o ministro de Minas e Energia, Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Júnior, o governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável,  Lucas Esmeraldino, o diretor Geral ANEEL, André Pepitone da Nóbrega, o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, o presidente da ABRAPCH, Paulo Arbex, o presidente da APESC, Gerson Berti, entre outros.

Público-alvo

População em geral interessada no tema, empreendedores, indústrias, prestadores de serviços, estudantes universitários.

Objetivo

Conscientizar a população sobre as políticas públicas relacionadas a geração de energia, discutir e apresentar à sociedade catarinense a indústria  e os prestadores de serviços envolvidos na atividade econômica de geração de energia elétrica de fonte hídrica, das PCHs e CGHs, que compõe a diversificação da matriz energética nacional.

Ementa

Energia renovável, PCHs,CGHs, Meio ambiente, Embargos, Obras, Vantagens, Licenças, Indústria catarinense, Segurança jurídica, Empreendedores, financiabilidade de projetos, Políticas públicas.

Programação

  • 14/08/2019 – 08:00 h – Credenciamento
  • 14/08/2019 – 09:00 h – Cerimônia de Abertura: Júlio Garcia-Presidente da Alesc; Mauro de Nadal-Vice-Presidente da Alesc; Carlos Moisés da Silva – Governador do Estado de SC; Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Júnior – Ministro de Minas e Energia; André Pepitone da Nóbrega – Diretor Geral da Aneel; Gerson Pedro Berti – Presidente da Apesc; Mario Cezar de Aguiar – Presidente da Fiesc.
  • 14/08/2019 – 10:00 h – Palestra: O Planejamento do Setor Elétrico Brasileiro – Como considerar as vocações regionais na matriz energética do Brasil? Bento Albuquerque – Ministro de Minas e Energia
  • 14/08/2019 – 10:30 h – Palestra: Qual a visão do órgão regulador para a expansão da participação das PCHs e CGHs na matriz elétrica brasileira? André Palpitone da Nóbrega
  • 14/08/2019 – 11:00 h – Palestra: Os reservatórios e a segurança hídrica. Francisco Luiz Sibut Gomide – Professor Titular da Universidade Federal do Paraná, em1986, da GMD – Organização Industrial e Engenharia, Ex-Presidente da Copel, da Itaipú, da Escelsa e Ex-Ministro do MME.
  • 14/08/2019 – 11:30 h – Palestra: O Potencial de PCHs e CGHs em Santa Catarina. A geração hídrica cumpre o desafio de conciliar a necessidade de energia com responsabilidade ambiental; os serviços ancilares das Pequenas Centrais Geradoras Hídricas – Paulo Arbex – Presidente da ABRAPCH Associação Brasileira de PCHs e CGHs .

Ministrantes

    1. Paulo Fernando Savieri Arbex
  • 14/08/2019 – 12:00 h – Palestra: Programa SC+ Energia. Situação atual e desafios futuros – Lucas Esmeraldino – Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável.
  • 14/08/2019 – 12:30 h – Almoço
  • 14/08/2019 – 14:00 h – Palestra – A Celesc e a expansão do parque gerador catarinense: destaque para as PCHs e CGHs – Pablo Cupani – Diretor da Celesc Geração S/A.
  • 14/08/2019 – 14:30 h – Palestra: Financiabilidade de projetos, inovação e a visão do mercado Cristopher Vlavianos – Presidente da Comerc Energia.
  • 14/08/2019 – 15:30 h – Palestra: A Indústria Catarinense e a Geração Hídrica –   Mario Cezar de Aguiar – Presidente da Fiesc.
  • 14/08/2019 – 16:00 h – Palestra – CGHs e PCHs e o GSF: como avaliar o risco assimétrico para os pequenos geradores. Há um modelo alternativo ao MRE? Daniel Faller – Sócio-diretor da Hydrofall.
  • 14/08/2019 – 16:30 h – Palestra: Uma comparação entre as fontes de energia renováveis. Rodolfo S. Pinto – Diretor Presidente da Seta Engenharia
  • 14/08/2019 – 17:00 h – Palestra: O Licenciamento Ambiental e os desafios da Avaliação Ambiental Integrada para as CGHs e PCHs – Valdez Rodrigues Venâncio – Presidente do IMA. .
  • 14/08/2019 – 17:30 h – Debates
  • 14/08/2019 – 18:00 h – Encerramento com coquetel.

 

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome aqui