Siemens ganha licitação para contrato de Operação e Manutenção do Complexo Eólico Corredor dos Senandes

0
77
Parque eólico Corredor do Senandes/ Divulgação

A subsidiária brasileira da multinacional alemã Siemens anunciou a assinatura de um contrato de dois anos com a empresa ADS Energia, pertencente ao grupo NC, para manutenção e operação do Complexo Eólico Corredor dos Senandes, localizado no Rio Grande do Sul, composto por 40 turbinas e uma potência de 108 MW. Com a assinatura de um contrato para o parque eólico Corredor dos Senandes, a Siemens entra no segmento de manutenção e operação.

Em comunicado de imprensa, é garantido que “o acordo, que marca a entrada da multinacional alemã no segmento de O&M na geração eólica”, inclui soluções de digitalização destinadas ao gerenciamento inteligente da energia da usina, através da integração com seus Remote Operations Center, de Jundiaí (SP).

De acordo com  a Siemens, o contrato  inicia em maio e prevê o gerenciamento de subestações, linha de transmissão e compartimento de conexão, com suporte técnico local e engenharia remota do backoffice (escritório de backup), além de monitoramento avançado por meio de ferramentas móveis que fornecem transparência em tempo real na produção do parque”.

A Siemens obteve o contrato através de uma licitação na qual competiu com outras empresas no mercado eólico nacional.

Para a empresa, esse contrato é “estratégico”, pois além de servir como referência nacional em projetos de geração de energia eólica, permite o aumento da base instalada da Siemens Energy na região sul, segundo o gerente executivo da Siemens Energy Services no Brasil, Felipe Sala.

O Complexo Eólico Corredor dos Senandes está localizado a 40 km do Porto do Rio Grande. É formado por sete centrais geradoras eólicas, com aerogeradores Alstom de 2,7 MW, cada um, em um total de 67 máquinas. A rede interna subterrânea é de 34,5 kV e a linha de transmissão na tensão de 230 kV é conectada a SE Quinta da CEEE-GT.  O projeto foi contemplado no leilão de energia de 2011 e iniciou suas operações em julho de 2014.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome aqui