Sultec inicia ano com demanda assegurada até junho, amplia área de atuação geográfica e contrata novos colaboradores

0
350

A Sultec Engenharia e Geotecnia, de Itapema (SC), não poderia iniciar  melhor 2022,  exercício em que comemora, em outubro,  10 anos de fundação. Jorge Ribeiro, CEO da empresa, informou que a demanda está assegurada para até junho próximo. Juntamente com uma equipe de 25 colaboradores, Ribeiro acaba de concluir  os serviços de tratamento de infiltrações no conduto e reparo estrutural na sucção de uma das maiores hidrelétricas do sul do país, e inicia nesta segunda-feira novo contrato em hidrelétrica localizada no sudeste.

Ele lembra que os últimos dias de 2021 e nos primeiros de 2022, as chuvas contribuíram para elevar o nível dos reservatórios. Com isso, o Operador Nacional do Sistema (ONS)  abriu uma brecha para as hidrelétricas de grande porte para programarem suas paradas de manutenção.

“Vamos ter um início de ano bem movimentado devido ao fato de que muitas dessas usinas estiveram com os serviços de manutenção represados por conta da crise hídrica”, observou Ribeiro.

No ano passado, a empresa teve um crescimento de 30 % em suas receitas, em comparação ano anterior. Para este ano, a meta é crescer outros 30%, o que vem sendo mantido nos últimos anos, apesar da covid-19. “Tivemos muitas baixas em nosso quadro de colaboradores devido à pandemia, mas, mesmo assim, conseguimos desenvolver estratégias que permitiram a manutenção de nossos cronogramas de trabalho”, explica Ribeiro.
Crise hídrica
O alívio na crise hídrica também ajudou no desempenho da empresa. Depois de um pequeno interregno, a partir de outubro a demanda  e UHEs foi retomada e isso permitiu  novo incremento de 30% em suas receitas.

Para este ano, o quadro é mais animador, observa Ribeiro.  Segundo serviços de meteorologia, o cenário para 2022 é, a princípio, melhor do que o do ano passado, com uma temporada de chuvas dentro da média.

De acordo com o ONS, o nível dos reservatórios ao fim deste mês será de 73,2% no Norte e 70,2% no Nordeste. No caso do Sul, a capacidade deve chegar a 34,8%.

Ribeiro nota que em suas incursões nas UHEs localizadas na região sul do país, a média dos reservatórios vem se mantendo entre 40% a 50%.Assinala ainda que não raro, as usinas mais antigas estão recebendo investimentos em modernização, além de uma robusta manutenção como medida de segurança.

sultec13
specção

Ainda neste ano, a Sultec deverá ampliar a sua área geográfica de atuação. Antes limitada ao sul/sudeste/centro-oeste, como resultados de prospecções a empresa está em via de fechar contratos no norte e nordeste do país.

A empesa também pretende ampliar o seu quadro de colaboradores na área técnica e em nível superior. Além disso, em convênio com a Aneac (Associação Nacional das Empresas de Acesso por Corda) desenvolve um novo curso para alpinistas industriais. Em dois anos, a Sultec formou 20 alpinistas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome aqui