Universidades integram programa de inovação em mobilidade no RS

O governo gaúcho colocou a mobilidade urbana entre as prioridades. Passo importante nesse sentido foi dado no início da segunda quinzena de dezembro com a formalização do Mult – Programa de Inovação em Mobilidade Urbana, Logística e Transportes, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. No mesmo ato foi assinado um termo de cooperação com três universidades: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e a Universidade de Caxias do Sul.

Segundo o governador José Ivo Sartori, o Mult coloca em contato o poder público, a iniciativa privada e o setor acadêmico. “Todos queremos o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, mas eu sempre disse que não existe desenvolvimento sem a ciência e a tecnologia. A inovação move a sociedade. O estado não consegue fazer tudo sozinho. A academia, sozinha, também não. Por isso essa integração é tão importante”, afirmou.

União de forças

“A mobilidade urbana não é mais só uma questão de transporte. Isso exige que vários setores trabalhem de forma conectada. O Mult vai ajudar a perceber essas mudanças, como nos portar, enxergar o que pode gerar oportunidades, entender quais alterações podemos fazer em nível de Estado e nos nossos programas de incentivo. Enfim, estamos passando por uma grande transformação e precisamos atualizar as políticas de Estado para trazer soluções”, disse o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Márcio Biolchi.

Para o diretor da Escola de Engenharia da Ufrgs, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, um dos propósitos é usar a pesquisa para facilitar a vida das pessoas. “A mobilidade afeta muito a população. Se perde muito tempo e até dinheiro quando isso não funciona bem. Então, o programa vai mostrar como transferir o conhecimento científico gerado nas universidades para as cidades”, falou. Um grupo de trabalho já está atuando para alinhar ações de governo, universidades e empresas.

Sinergias

Na Universidade de Caxias do Sul, o programa terá como coordenador técnico Juliano Rodrigues Gimenez, diretor da Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias. Ele destaca que o Mult cria um ambiente de cooperação entre as instituições envolvidas, ao mesmo tempo em que estabelece um vínculo com o Estado para prospectar investimentos em pesquisas, desenvolvimento e inovações vinculados aos temas da mobilidade urbana, logística e transporte.

“O programa é multidisciplinar, demandando uma ação sinérgica de várias áreas do conhecimento. Aliado a isso, o governo do Estado poderá prospectar empresas interessadas em vir ao Rio Grande do Sul, tanto para ações de pesquisa, quanto para a instalação de novas plantas industriais. Nesse contexto, as três instituições de ensino, atuando em conjunto, vão favorecer a busca de novas soluções tecnológicas e contribuir para um ambiente de melhor atratividade para essas empresas”, destaca Gimenez.

Pesquisas em inovação

Conforme Gimenez, o Multse ampara no ensino, na pesquisa e na extensão. Como exemplo, os trabalhos de conclusão de curso de acadêmicos de diferentes áreas poderão se vincular ao programa. Além disso, inovações desenvolvidas nos programas de Pós-Graduação da Universidade e nas pesquisas realizadas pela Instituição poderão servir de soluções para problemas demandados pelo programa ou por empresas que se aliarem à iniciativa.

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Email
Threads

Últimas Notícias

Professor Luiz Afonso Senna lança “Caminhos e Escolhas” com foco em concessões rodoviárias

Explicar a complexidade por trás da engrenagem que move a infraestrutura de transportes no país, sem se perder no jargão puramente técnico, é o desafio que o engenheiro e professor Luiz Afonso Senna assume em sua nova obra. Intitulado “Caminhos e Escolhas” (Editora Gazeta do Sul, 301 páginas), o livro adota uma linguagem ensaística e fluida para destrinchar o real impacto da infraestrutura no desenvolvimento de municípios, estados e da federação. A publicação marca o primeiro volume de um projeto

Leia Mais »

Sob gestão global, concessões rodoviárias no Brasil vivem maior boom da história

O mercado brasileiro de concessões rodoviárias está passando pela transformação estrutural mais profunda de sua história. Este ano consolida uma mudança definitiva de paradigma: o controle dos ativos logísticos do país migrou das mãos das “construtoras que constroem” para os portfólios das “gestoras de ativos que operam”. O avanço agressivo do capital internacional e de sofisticadas plataformas híbridas de investimento reconfigurou as forças do setor. Juntos, esses fatores empurraram o modelo de controle 100% nacional para nichos específicos e de

Leia Mais »

Dois anos após catástrofe, Rio Grande do Sul acelera reconstrução bilionária sob a sombra de novas ameaças climáticas

Dois anos após as históricas e devastadoras enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o estado vive uma espécie de “metamorfose estrutural”. Pressionado pela urgência da reconstrução e pelas cobranças da opinião pública, o governo estadual tenta acelerar um pacote bilionário de obras logísticas, correndo contra o relógio — e contra as previsões meteorológicas que apontam o retorno iminente do fenômeno El Niño. Sob a gestão da Secretaria de Logística e Transportes (Selt-RS) e financiado pelo Funrigs (Fundo do

Leia Mais »
Não temos mais posts para mostrar

Professor Luiz Afonso Senna lança “Caminhos e Escolhas” com foco em concessões rodoviárias

Explicar a complexidade por trás da engrenagem que move a infraestrutura de transportes no país, sem se perder no jargão puramente técnico, é o desafio que o engenheiro e professor Luiz Afonso Senna assume em sua nova obra. Intitulado “Caminhos e Escolhas” (Editora Gazeta do Sul, 301 páginas), o livro adota uma linguagem ensaística e fluida para destrinchar o real impacto da infraestrutura no desenvolvimento de municípios, estados e da federação. A publicação marca o primeiro volume de um projeto

Leia Mais »

Sob gestão global, concessões rodoviárias no Brasil vivem maior boom da história

O mercado brasileiro de concessões rodoviárias está passando pela transformação estrutural mais profunda de sua história. Este ano consolida uma mudança definitiva de paradigma: o controle dos ativos logísticos do país migrou das mãos das “construtoras que constroem” para os portfólios das “gestoras de ativos que operam”. O avanço agressivo do capital internacional e de sofisticadas plataformas híbridas de investimento reconfigurou as forças do setor. Juntos, esses fatores empurraram o modelo de controle 100% nacional para nichos específicos e de

Leia Mais »

Dois anos após catástrofe, Rio Grande do Sul acelera reconstrução bilionária sob a sombra de novas ameaças climáticas

Dois anos após as históricas e devastadoras enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o estado vive uma espécie de “metamorfose estrutural”. Pressionado pela urgência da reconstrução e pelas cobranças da opinião pública, o governo estadual tenta acelerar um pacote bilionário de obras logísticas, correndo contra o relógio — e contra as previsões meteorológicas que apontam o retorno iminente do fenômeno El Niño. Sob a gestão da Secretaria de Logística e Transportes (Selt-RS) e financiado pelo Funrigs (Fundo do

Leia Mais »
Não temos mais posts para mostrar

Sua marca entre os principais players da logística nacional

A Revista Modal oferece espaços publicitários e oportunidades de parceria para empresas que desejam se destacar no setor.

Entre em contato e solicite nosso Mídia Kit.