Mesmo com crise, Grupo Darcy Pacheco amplia investimentos e constrói nova sede

0
700
Içamento de barco em Pelotas/Foto/Divulgação

Em meio à crise, algumas empresas mantêm o crescimento e ainda conseguem fôlego para investir. Um exemplo é o grupo Darcy Pacheco, de Porto Alegre – líder no estado nos segmentos de movimentação de cargas e transportes especiais –, que deverá encerrar o ano com uma evolução de 15% no faturamento, em comparação ao ano anterior.
Além disso, projeta para 2018 um acréscimo de 30% sobre os investimentos aplicados neste ano (a empresa prefere não divulgar os valores). Ainda em 2018, o grupo gaúcho deverá inaugurar a sua nova sede de 20.000 m², em uma área de 55.000 m², em Nova Santa Rita, distante 27 quilômetros da capital.

“Em 2017 investimos 30% a mais do que em 2016, e, em 2018, pretendemos repetir a mesma proporção, o que segue nossa política de investimentos”, afirma Ademilson de Oliveira Silva, diretor administrativo-financeiro do grupo.

Maior agilidade

  Com os novos investimentos, o conglomerado pretende dar maior agilidade às operações, com a criação de escritórios, refeitórios e almoxarifados móveis montados em cima de carretas, além da aquisição de novos equipamentos. Neste ano, em setembro, a empresa protagonizou uma das maiores operações logísticas dos últimos tempos no estado, ao transportar painéis para a caldeira da linha 2 da CMPC Celulose, desde o aeroporto Salgado Filho até à sede da empresa, em Guaíba, distante 24 quilômetros. Transportados desde a Finlândia até Porto Alegre, por Antonovs An-124, o maior avião de carga do mundo, as peças, de 30,4 toneladas e 17,2 metros de comprimento, seguiram via BR-290 a uma velocidade média de 30 km/h.

Sempre com o produto certo. na hora certa

Estar na hora certa, no lugar certo com a solução adequada, parece ser a sina do grupo fundado em 1977, a partir de uma empilhadeira usada de quatro toneladas.  Controlado pelos irmãos Adauri, Adaureci e Ademilson, a empresa detém uma frota superior a 460 equipamentos de 2 a 750 toneladas e uma equipe de mais de 600 colaboradores.

É graças a essa infraestrutura que a empresa segue conquistando novos clientes e mercados, seja em território gaúcho ou não, que envolva transporte pesado ou super pesado. Foi assim com os painéis da CMPC; com o aeromóvel exposto no 35º Encontro Econômico Brasil – Alemanha, na Fiergs;  de 1.681 transportes realizados, desde maio de 2016, do Porto de Rio Grande até Candiota (RS) para a Usina Termelétrica Pampa Sul (projeto que deverá ser concluído em 2018, com previsão de mais de 2.200 transportes); 482 transportes de torres eólicas nos estados da Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte; o içamento de um barco em Pelotas (RS); e tantos outros.

Novos negócios

Com a mesma confiança que a conduziu até aqui, a empresa acredita em uma conjuntura mais favorável em 2018. “O Brasil deixou a recessão para trás. Entretanto, a recuperação será lenta e gradual. A Petrobrás, por exemplo, está se recuperando aos poucos, o que deve garantir investimentos em médio prazo. A  energia solar é algo novo no país e deverá crescer nos próximos anos ainda mais. No RS, esperamos que a Usina Termelétrica de Rio Grande seja viabilizada, pois será um dos maiores investimentos dos últimos anos. O aeromovel de Canoas está previsto para 2018. Também há um estudo para que tenhamos também o aeromóvel em Cachoeirinha, o que permite traçarmos um quadro otimista”, diz  Newvani Correa, gerente comercial  da Pacheco Logística.

Armazenagem

Com filiais em São Leopoldo e Rio Grande (RS) e no Nordeste, a partir da inauguração da nova sede, em Nova Santa Rita, a empresa espera ampliar seus serviços de armazenagem para cargas especiais, além de sedimentar sua atuação nacional e também na América Latina. “Independente do que nos reserva o futuro, o grupo Darcy Pacheco está preparado permanentemente para as constantes evoluções na prestação de serviços e todos os recursos técnicos e tecnológicos, necessários e fundamentais para o mundo de hoje”, conclui Correa.

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome aqui