Rodrigo Reis assume a Coordenação do Grupo de Trabalho ligado ao Comitê de Iluminação Pública da ABDIB

0
52

O sócio da Radar PPP, Rodrigo Reis, é o novo coordenador de um Grupo de Trabalho de Iluminação Pública (IP) da Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib). Formado em março, com 25 especialistas em distribuição de energia e iluminação pública, o GT tem o objetivo de regulamentar as relações entre empresas provedoras de energia e o provimento dos serviços de Iluminação Pública, em especial, no tratamento das demandas que estão surgindo a partir dos projetos de modernização da IP nos municípios.

“Atualmente, as prefeituras pagam a energia distribuída em seus parques de IP pela estimativa média da potência instalada nos pontos de luz. A mudança da matriz de iluminação nos novos parques de IP exige que a distribuidora faça a atualização do seu inventário, para ter as novas médias de consumo. Para enfrentar essa questão, os novos parques de IP contam com a telegestão, que faz a medição da energia distribuída no ponto de luz. É uma mudança específica, que depende da tecnologia entregue, do equipamento, da acreditação, da mudança na forma da cobrança. O grupo de trabalho surgiu para regulamentar essas e muitas outras variáveis dessa interface, além de estabelecer regras mais claras na interação entre empresas distribuidoras de energia e as concessionárias das respectivas PPPs”, explica Reis.

As discussões no GT estão em fase final, segundo Reis. A previsão é entregar a conclusão para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em junho.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome aqui