Rumo quebra recorde no transporte de cargas para o Porto de Rio Grande

0
22
O desempenho foi 25% acima da melhor marca no mesmo período, obtida em 2015 Foto/Divulgação

A Rumo transportou, nos primeiros sete meses deste ano, 1,9 milhão de toneladas de produtos agrícolas para o Porto de Rio Grande (RS). O desempenho foi 25% acima da melhor marca no mesmo período, obtida em 2015, quando a companhia carregou 1,5 milhão de toneladas.

A perspectiva para o fechamento de 2018 é positiva. Dois anos atrás, o volume transportado pela Rumo no Rio Grande do Sul foi de 2,2 milhões de toneladas. Em 2017, subiu 23%, chegando aos 2,7 milhões. “Com 1,9 milhão transportado entre janeiro e julho deste ano, esperamos fechar 2018 com 3 milhões”, diz Fabricio dos Santos, gerente comercial da empresa.

A Rumo encerrou agosto com várias quebras de recorde de desempenho em suas operações mantidas em seis estados. O volume total transportado pela companhia nos 31 dias do mês passado foi de 5,3 milhões de toneladas de produtos agrícolas e industriais, 10% a mais do que o recorde anterior em agosto do ano anterior, que foi de 4,8 milhões.

Em sua Operação Norte, a operadora ferroviária transportou 2,6 milhões de toneladas, 24% a mais do que os 2,1 milhões do mesmo período do ano anterior. Os aumentos foram nos dois grupos de produtos carregados: agrícolas e industriais. Foram 2 milhões de toneladas de grãos (soja, milho e farelo de soja) transportados para o Porto de Santos (SP), 11% acima do recorde anterior em agosto de 2017 que fechou com 1,8 milhão de toneladas.

No segmento de produtos industriais, o aumento no volume transportado foi de 64%, com 328 mil toneladas ante as 200 mil toneladas de agosto do ano anterior. Nesse nicho de mercado, são atendidos diversos clientes das áreas de construção civil, siderurgia, florestal, consumo, petroquímico e fertilizantes.

 Operação Norte

Com vias férreas que formam o principal corredor de exportação do país, a Operação Norte abrange os estados de São Paulo e Mato Grosso. Nela, a Companhia aumentou em agosto o transporte simultaneamente com o melhor consumo histórico de diesel em suas locomotivas. O índice obtido foi de 3,48 L/MTKB (Litros/Milhões Toneladas por Quilometro Bruto), 3,6% mais eficiente frente ao recorde anterior de 3,61 no mês de julho.

Em Rondonópolis (MT), o terminal da companhia movimentou 1,5 milhão de toneladas de grãos, 7% a mais do que o recorde anterior de julho, que chegou aos 1,4 milhão de toneladas. A unidade também descarregou 1.431 caminhões, 12% a mais do que os 1.271 de julho.

Operação Sul

A Operação Sul da Rumo abrange Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O principal destaque foi o aumento em 12% do volume total de grãos (soja e milho) transportados ante o mesmo mês do ano passado. Foi escoado 1,18 milhão de toneladas de produtos agrícolas para os portos de Paranaguá (PR) e São Francisco do Sul (SC).

O desempenho de agosto foi o terceiro melhor resultado histórico da companhia na Operação Sul. Os dois primeiros ocorreram também neste ano, nos meses de março (1,25 milhão) e abril (1,21 milhão).

 Logística com contêineres

As operações de transporte com contêineres (feitas pela Brado Logística) também se destacaram. Agosto teve o maior volume de movimentação desde outubro de 2015, com 6.545 unidades.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome aqui