Brasil atingirá US$ 5,5 bilhões de investimentos em IA para logística em 2027, mas existe falta de profissionais qualificados, diz Allog, de Itajaí (SC)

O ano de 2023 assinalou forte crescimento da Inteligência Artificial (IA) no setor logístico brasileiro, com um aumento de 46% nos investimentos em comparação ao ano anterior, correspondente a US$ 1,9 bilhão, segundo dados  do relatório “The State of AI in Logistics 2023” da consultoria McKinsey & Company. Esse impulso foi ocasionado por fatores como o aumento do volume de negócios no E-commerce; a busca por eficiência e a crescente disponibilidade de dados e tecnologias de IA, segundo informou Daniel Pereira, analista de negócios de TI do Grupo Allog, especializado em logística internacional, de Itajaí (SC).
Ainda de acordo com esse documento, o volume de investimentos em soluções de IA para logística no Brasil atingirá US$ 5,5 bilhões em 2027, representando uma taxa composta de crescimento anual   de 37,3% de 2023 a 2027. Somente o faturamento do E-commerce em 2023 foi de R$ 185,7 bilhões, com um crescimento de 12,4% em relação a 2022. Em termos de volume, as vendas do segmento no Brasil cresceram 12,2% em 2023, chegando a 395 milhões de pedidos, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm).

Dificuldades
Entre as maiores dificuldades do avanço da  IA na logística, o especialista aponta a formação de profissionais qualificados como um desafio global. A demanda por esses profissionais está crescendo rapidamente, mas a oferta ainda é insuficiente, observa Pereira que aponta um forte aumento nos últimos anos no número de cursos e programas de capacitação em IA.
Atualmente, a contratação de profissionais qualificados em IA, segundo ele,  procede de  duas fontes: o mercado e o autodesenvolvimento interno das empresas.  No mercado, as empresas estão buscando profissionais com formação e experiência em IA cujos salários são elevados, e a competição intensa.  De outra parte, o autodesenvolvimento interno em IA ocorre por meio de cursos, treinamentos e mentoria.
“Acredito que a maior parte da contratação de profissionais qualificados em IA virá do mercado. No entanto, o autodesenvolvimento interno das empresas também será importante para atender à crescente demanda por esses profissionais”,  aponta o analista.

Custo oneroso
Entre os mais diversos setores logísticos que utilizam IA no Brasil o maior destaque é o E-commerce que teve um crescimento  impulsionado pela pandemia, demandando logística mais eficiente e precisa. Seguido pela Logística de Transporte para otimizar rotas, reduzir consumo de combustível e melhorar segurança. E  Gestão de Armazéns na automação de tarefas logísticas para maior eficiência no fluxo de trabalho.
Em relação à robótica, Pereira informa que essas máquinas  estão  sendo amplamente introduzida para automatizar tarefas repetitivas e perigosas em áreas como armazéns, transporte e gestão de frotas. O investimento global em robótica para logística deve atingir US$ 100 bilhões até 2030, promovendo eficiência, produtividade e sustentabilidade na gestão da cadeia de suprimentos. Já a  adoção de robôs inteligentes nas empresas está prevista para atingir 60% até 2030, o que deve gerar melhorias significativas em eficiência, produtividade e satisfação do cliente. No entanto, observa Pereira, a  supervisão humana continuará essencial para garantir o uso seguro e responsável da tecnologia.
No caso dos desafios da aplicação da  IA na logística, o executivo cita a dificuldade na coleta e análise de grandes volumes de dados, especialmente em setores fragmentados. Escassez de habilidades e conhecimentos necessários para utilizar soluções de IA.
Ele repara também que o desenvolvimento e o uso de soluções de IA podem ser onerosos, especialmente para empresas de pequeno e médio porte.  “O futuro da IA na logística ainda é um mistério, mas é fato que teremos muita evolução e revolução. Apesar dos desafios, a  IA tem o potencial de revolucionar a logística, tornando-a mais eficiente, precisa e sustentável”, reforça Pereira.

Sede da empresa, e, Itajaí (SC)

Perfil
Fundado há 22 anos, o grupo atua  com unidades em Itajaí (SC), Campinas (SP), Porto Alegre (RS), Santos (SP), Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Manaus (AM), com atuação e parceiros comerciais em diferentes pontos do mundo. Além da movimentação de derivados de madeira, produtos do mercado solar, gêneros alimentícios, desembaraço aduaneiro e carga projeto, é referência na exportação e movimentação de cargas líquidas, modal aéreo e rodoviário internacional

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