
ANTT torna obrigatório o uso de tecnologia BIM em concessões rodoviárias
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) tornou obrigatório o uso da metodologia Building Information Modeling (BIM) em projetos, obras e serviços de engenharia das concessões de rodovias federais. A decisão, aprovada em 9 de julho de 2025 e publicada no Diário Oficial da União (Decisão Surod nº 737, de 8 de julho de 2025), busca modernizar e otimizar a infraestrutura rodoviária do Brasil. A adoção do BIM alinha as concessões rodoviárias brasileiras a práticas internacionais. A tecnologia permite o